Propiedades coligativas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3232 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Conteúdo

1- Introdução 1
2- Propriedades Coligativas 3
2.1- Diagrama de fases de um substancia 3
2.1.1 – Diagrama de fases da água 3
2.1.2 – Pressão de vapor de um líquido 4
2.1.3- Temperatura de ebulição de um líquido 5
2.2 – Abaixamento da pressão de vapor 7
2.2.1 - O efeito tonoscopico 7
2.2.2 – A lei de Raoult 7
2.3 – Aumento da temperatura de ebulição (ebulioscopia)8
2.4 - Abaixamento da temperatura de solidificação (crioscopia) 9
2.4.1 - Analisando a ebulição e o congelamento por meio de gráficos 9
2.5 – Pressão Osmótica 10
2.5.1 – Membranas semipermeáveis 10
2.5.2 – Osmose 10
2.5.3 – Pressão Osmotica 12
2.5.4 – Osmose reserva 12
2.6 – Propriedade Coligativas para soluções de eletrólitos não-voláteis 13
3 - Conclusão 15
4 – Referenciasbibliográficas......................................................................................................................16

1- Introdução

Compreender as propriedades das soluções aquosas tem contribuído para que os cientistas entendam melhor o funcionamento dos organismos vivos.
Entre as propriedades das soluções líquidas, em particular das soluções aquosas de solutosnão-voláteis, que não tendem a vaporizar, destacam-se quatro que são denominadas propriedades coligativas. Elas dependem da concentração de partículas dissolvidas (moléculas e/ou íons), mas não da natureza dessas partículas. As quatro propriedades coligativas são o abaixamento da pressão de vapor do solvente, o aumento da temperatura de início de ebulição, a diminuição da temperatura de início desolidificação e a tendência do solvente de atravessar membranas que permitem a passagem do solvente, mas não do soluto.

2- Propriedades Coligativas
2.1- Diagrama de fases de um substancia

2.1.1 – Diagrama de fases da água

Para conhecer as mudanças do estado físico da água foram realizados vários experimentos nos quais uma amostra dessa substância foi submetida a pressões e temperaturasconhecidas. Para cada par de valores pressão-temperatura observou-se o estado físico da água: sólido, líquido ou gasoso. Cada par de valores foi anotado, assim como o estado físico da água nessas condições. Os resultados foram colocados em um gráfico de pressão versus temperatura.
A partir dessas informações foi possível construir o chamado diagrama de fases para a água, que aparece na figura 1. Nele, atemperatura aparece nas abscissas e pressão nas ordenadas.

Figura 1 – Diagrama de fases da água

Uma amostra qualquer de água tem um valor de pressão e temperatura. Esse par de valores pressão-temperatura determina um ponto no diagrama de fases. Se esse ponto estiver na área rósea, a água estará no estado sólido; na área azul, estado líquido; na área amarela, estado gasoso.
As áreas rósea eazul são separadas por uma linha. Essa linha indica os valores pressão-temperatura em que a água pode sofrer transição de sólido para líquido (fusão) e de liquido para sólido (solidificação).
Pontos sobre a linha de separação entre as regiões azul e amarela correspondem à transição de água líquida para vapor de água (vaporização) e à transição de vapor de água para água líquida (condensação).Analogamente, um ponto sobre a linha, que separa as regiões, rósea e amarela, corresponde à transição entre os estados sólido e líquido (sublimação).

2.1.2 – Pressão de vapor de um líquido

Considere um sistema fechado no qual haja água líquida em equilíbrio com vapor de água. A pressão medida nesse sistema, denominada pressão de vapor da água, é a pressão que, na determinada temperatura,corresponde à situação de coexistência de água líquida e vapor d’água.
Com uma montagem experimental como essa foram obtidos valores de pressão de vapor d’água em várias temperaturas. Alguns desses valores estão na tabela 1.

Tabela 1 – Pressão de vapor da água em varias temperaturas
Temperatura (ºC) | Pressão de vapor (kPa) |
0 | 0,6 |
20 | 2,3 |
40 | 7,4 |
80 | 47,4 |
100 |...
tracking img