Tca - licenciatura em letras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2940 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Elian Rodrigues da Silva Coutinho








Trabalho de Construção e Aprendizado
Licenciatura plena - Letras














Uniube - 2012












APRESENTAÇÃO


Eu sou Elian, nasci em 28/04/63 em Jaguarémunicípio de São Mateus – ES. Sou casada a 19 anos com o Dany e temos 6 abençoados filhos.Enfrentamos muitas dificuldade no início do nosso casamento mas conseguimos vencer sempre juntos.Faculdade sempre foi meu maior sonho, quero ser uma profissional em Educação, fazer algo para colaborar com a mudança do meu país.Tenho investido tempo nos estudos, Hoje por exemplo fiquei o dia todo fazendo meuTCA, quando só faltava a última parte sumiu tudo, o PC apagou e perdi tudo.São 19:10 estou refazendo. Com certeza os problemas virão mas temos que ser persistentes e não desistir jamais, é assim que eu sou, uma batalhadora tentando conciliar o tempo cuidando de tudo com muita segurança e certeza de como vou chegar no meu objetivo.









Projeto político pedagógico[pic]



Para construir o Projeto Pedagógico é preciso que direção, professores, funcionários, alunos e pais o conheçam. O PPP é a intenção de a escola e seus profissionais realizarem um trabalho de qualidade. Ele será o resultado de reflexões e questionamentos de seus profissionais sobre o que é a escola hoje e o que poderá a vir a ser. Visa, pois, a inovar a práticapedagógica da escola e elevar a qualidade do ensino.


O Projeto Pedagógico não começa de uma só vez, e não nasce pronto. Não é obra exclusiva do diretor, ou do professor coordenador, mas sim de um grupo que engloba, no início, coordenação, direção e corpo docente. Com o tempo, incluirá todo o coletivo escolar. Durante a construção do Projeto Pedagógico, os educadores explicitam seuspropósitos, apontam metas e objetivos comuns, vislumbrando caminhos para melhorar a atuação da escola. O Projeto Pedagógico confere identidade à escola como uma instituição que tem personalidade própria, por refletir o pensamento do seu coletivo.


Na construção do Projeto Pedagógico, a escola deve levar em consideração as práticas e necessidades da comunidade escolar, as diretrizesnacionais, e as normas, regulamentos e orientações curriculares e metodológicas do seu




sistema, ele é ao mesmo tempo, um dever e um direito da escola. Deve ser um instrumento democrático, abrangente e duradouro.

Os princípios, nos quais se baseia o Projeto Pedagógico, são: garantia do acesso e permanência, com sucesso, do aluno na escola; gestão democrática; valorização dosprofissionais da educação; qualidade do ensino; organização e integração curricular; integração escola/ família/ comunidade; autonomia.


Esses princípios estão todos interligados: alunos de escolas que contam com a participação dos pais apresentam melhor rendimento e menor taxa de evasão. Escolas que se articulam com a comunidade geralmente oferecem uma educação de melhor qualidade aosseus alunos.


A integração escola/comunidade, por sua vez, será sempre decorrência de uma gestão democrática, ou seja, a abertura e o incentivo, proporcionados pela direção, para a participação dos vários segmentos da comunidade na vida escolar.




  [pic]

 

Não podemos voltar no tempo e começar tudo de Novo, mas podemos planejar ofuturo e mudar o final.
Nathan Monte







[pic]

                                                                                                            

O plano de aula é um instrumento de trabalho que especifica os comportamentos esperados do aluno e os meios, conteúdos, procedimentos e recursos didáticos que serão utilizados para sua...
tracking img