Filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (668 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
HISTÓRIA DA FILOSOFIA
DA IDADE MÉDIA À MODERNA
 
            Este trabalho tem como objetivo mostrar as principais ocorrências filosóficas Medievais e Modernas que marcaram cada época de formahistórica. Tomamos como base pesquisas realizadas por meio de materiais pertinentes ao tema tais como livros, apostilas e artigos que veiculam na internet.
           
Filosofia Medieval
          Oséculo XII ocupa um lugar próprio na história da filosofia medieval. Explicar a singularidade desta posição tem constituído um excelente motivo para repensar a especificidade e os ritmos da própriafilosofia no período medieval.
A Idade Média inicia-se com a desorganização da vida política, econômica e social do Ocidente, agora transformado num mosaico de reinos bárbaros. Depois vieram as guerras,a fome e as grandes epidemias. O cristianismo propaga-se por diversos povos. A diminuição da atividade cultural transforma o homem comum num ser dominado por crenças e supertições.
           Entretanto, o período Medieval não foi a “Idade das Trevas”, como se acreditava. A filosofia clássica sobrevive confinada nos mosteiros religiosos. Sob a influencia da Igreja, as especulações se concentramem questões filosófico-teológicas.
A época medieval traz mudanças na sociedade. Ocorre o declínio do Império Romano, a ascensão da Igreja Católica, que passa a intervir na política e economia. Éinstaurado o feudalismo, forma de governo baseado em feudos, unidades de terras governadas por senhores feudais, o trabalho é feito pelos servos que são livres mas devem contas ao senhor feudal, precisamde suas terras para  produzir mas entregam parte da produção para ele. Em resumo, a Filosofia Medieval está ligada à igreja católica . os escolásticos tentam conciliar a fé cristã com a razão.            O pensamento na Idade Média foi muito influenciado pela Igreja católica. Desta forma o teocentrismo acabou por definir as formas de sentir,  ver e também pensar no qual de acordo com Santo...
tracking img