Eletronica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1479 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL PAROBÉ










RELATÓRIO DE ESTÁGIO

CURSO TÉCNICO EM ELETRÔNICA







TURMA: M1627

PORTO ALEGRE, AGOSTO DE 2011





SUMÁRIO


1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO ..3

2. INTRODUÇÃO ..5

3. DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DESEMPENHADAS ..6

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................... 121. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO



1.1Identificações do Aluno

Nome:
Idade:
Curso: Técnico em Eletrônica
Ano de Conclusão: 2010/1
Endereço residencial:
Telefone:

2. Identificação da Empresa

Nome:
Endereço:
Telefone:
3. Cronologia do Estágio


Período de estágio: 19/04/2011 a 22/07/2011
Total de horas trabalhadas: 500 horas
Datade entrega do relatório 07/08/2011










2. INTRODUÇÃO


A EGS/SUL – ERICSSON GESTÃO E SERVIÇOS é uma empresa multinacional que atua no ramo de telecomunicações.


A empresa foi criada em 2002, com uma parceria entre as empresas ERICSSON e TELSUL, para atender o mercado de manutenção de serviços no estado do Rio Grande do Sul. Em julho de 2006, a ERICSSON adquiriu100% da empresa e decidiu incorporá-la à EGS/SP, pela similaridade dos negócios e pela busca de eficiência e baixo custo. A incorporação efetivou-se no dia 1.° de agosto de 2007.


A EGS/SUL, em menos de quatro anos, aumentou mais de 55% o headcount, expandiu-se para os estados de Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso, Amazonas e Distrito Federal, ampliando contratos na telefonia fixa emóvel e, no mais novo seguimento do mercado, a tecnologia 3G. Tem como clientes as principais operadoras do país.










3. DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DESMPENHADAS


Desenvolvi junto à empresa tarefas de manutenção preventivas e corretivas em CDMA, GSM e WCDMA. Atividades essas que eram realizadas externamente, ou seja, nos próprios ‟sites”. Também realizei, no laboratório daempresa, manutenção em módulos, tais como: unidades retificadoras e fontes.


3.1 Fonte Saturnia Alarmando Fusível Interrompido

A placa de alarme da fonte saturnia +24V enviou um comando para o rádio indicando falta fusível. Com isso, o relé fechou e alarmou na central. Fui acionado e fiz o deslocamento até o site. Chegando ao local abri o bastidor no qual se encontrava a fontesaturnia e, visualmente, notei que o fusível estava aberto. Isso fez com que o modulo detector de disjuntor aberto estivesse alarmando

Primeiramente, para fazer a troca do fusível, com o multímetro, medi a carga conectada no fusível no negativo e no positivo, para verificar se não estava em curto-circuito. Analisei e verifiquei que não havia curto. Com isso, fiz
a substituição do fusível de315 A e, com o alicate amperímetro, medi a corrente, e constatei que pela estava em 200 A.

3.2 UR Saturna +24 v/100ª Não Fornece Corrente para a Carga

Com o acompanhamento do técnico responsável pelo laboratório da empresa, analisei uma unidade, retificadora saturnia +24V/100A que estava com defeito.

Primeiramente, liguei o equipamento e, com um multímetro, constatei que atensão de saída estava em 27,2V. Liguei a saída do retificador a uma carga resistiva de 0.54 ohms e verifiquei, com o auxilio de um alicate amperímetro, que a tensão estava normal, porém a corrente de circulação do equipamento estava em 300mA. Para uma carga desse valor, a corrente fornecida deveria ser de 50 A.

Através do diagrama elétrico, verifiquei o cartão de controle de chaveamento domesmo. Notei que o CI12 (4066) da placa M940 estava queimado, visto que medi, com um multímetro, as entradas do CI4066, e ele estava sem tensão de alimentação.

Substitui o CI4066 e, com um alicate amperímetro, fiz uma nova medição, constatando que o equipamento forneceu 50 A de corrente para a carga.

3.3 Retificador Nife +24V/100 A com Falha de Ventilação

Foi retirado do...
tracking img