O tratamentoda agua num municipio de varzea alegre

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1277 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A importância da água para os seres vivos.
A água é um elemento vital e indispensável para a sobrevivência e de certa forma a existência dos seres humanos e de todos os seres vivos de maneira geral. A água é essencial para quase todas as atividades do cotidiano do ser humano, a higiene pessoal e do ambiente em que vivemos é um exemplo claro disso. Também os cuidados de higiene com os alimentos eo cultivo dos mesmos dentre outras atividades que são influenciáveis na vida do ser humano.

Muitos não sabem que sem água não existiria vida. A importância da água é um assunto de interesse público, porém poucas pessoas dão a atenção necessária para esse assunto. Pois aqueles que verdadeiramente não se importam com a escassez da água, é porque nunca passaram sede ou nunca precisaram caminharquilômetros e quilômetros para pegar água com baldes na cabeça. Se pararmos para pensar um pouco, a água é o bem mais valioso que a Terra oferece a todos os seres vivos, desde a plantinha pequenina até os maiores animais do planeta. O corpo humano é 70% composto por água, qualquer metabolismo sofre reações que se desenvolvem por meio aquoso, se a água chegar a faltar os seres humanos deixarão deexistir, pois não existe vida sem água, em muitas partes do mundo, tanto crianças como adultos morrem de desidratação por falta dessa substância.
A água exerce função vital no organismo, porque regula a temperatura do corpo e é capaz de eliminar toxinas através da transpiração e urina. Se chegar a faltar água no organismo, não vai haver desintoxicação e assim ficaremos prejudicados e surgirãoinúmeras doenças. De um ponto de vista mais científico, a água é o ponto de partida, pois se não existir água, não existirá comida, nem chuva. O dia em que a água começar a faltar as pessoas vão começar dar o devido valor que até então não davam. A água não serve somente para matar a sede, mas para as plantas fazerem o seu ciclo e produzir oxigênio, serve para matar a sede dos animais, para mantermoshigiene, nos refrescarmos, para o bom desenvolvimento de todos os alimentos. Em todo o planeta Terra a água ocupa 97% , mas essa percentagem é de águas salgadas de oceanos e mares, apenas 3% do mundo todo é água potável. Porém a grande parte dessa água é água salgada, ou seja, não potável, quando a água faltar ninguém vai querer tomar água salgada, em muitos lugares as pessoas já começaram a testaraparelhos que filtram a água e a deixam potável, embora ainda não apresentassem bons resultados.
Por isso, cuide para a água não faltar, não a desperdice lavando carros, calçadas e no banho, não custa economizar, pois essa água que muitos desperdiçam hoje sairá muito caro no futuro. Num futuro próximo uma garrafinha de água sairá muito caro e muitos não poderão comprar.

 DOENÇAS RELACIONADASÀ FALTA DE SANEAMENTO BÁSICO
As doenças de veiculação hídrica através dos esgotos,são causadas principalmente por microrganismos patogênicos de origem entérica, animal ou humana, destacando-se: 

FebreTifóide: 
Doença infecciosa, se caracteriza por febre contínua, mal-estar, manchas rosadas no tronco, tosse seca, prisão de ventre mais freqüente do que diarréia e comprometimento dos tecidosLinfóides. Agente Etiológico: Salmonella Typhi, bactéria gram negativa. Modo de Transmissão: doença de veiculação hídrica, cuja transmissão se dá através da ingestão de água e moluscos, assim como do leite e derivados, principais alimentos responsáveis pela sua transmissão. Outros alimentos, quando manipulados por portadores, podem veicular a S. typhi, inclusive sucos de frutas. Prazo de Incubação: Emmédia, 2 semanas. 

Febre Paratifóide: 
Infecção bacteriana que se caracteriza por febre contínua, eventual aparecimento de manchas róseas no tronco e comumente diarréia. Embora semelhante à Febre Tifóide, sua letalidade é muito mais baixa. 

Shigeloses: 
Infecção bacteriana aguda, principalmente no intestino grosso caracterizada por febre, náuseas e as vezes vômitos, cólicas e tenesmo...
tracking img