Propriedades coligativas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1701 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PROPRIEDADES COLIGATIVAS

INTRODUÇÃO

Propriedades coligativas são propriedades que estão intimamente relacionadas com o número de partículas de um soluto dispersas em uma solução. Isso significa dizer que a quantidade, e não a qualidade, das partículas que estão dispersas na solução é que irá influenciar na intensidade das propriedades (ou efeitos) coligativas.
Todas as propriedadescoligativas surgem da redução do potencial químico do líquido solvente como resultado da presença do soluto. A redução do potencial químico do solvente implica aumento da temperatura em que ocorrerá o equilíbrio líquido-vapor (o ponto de ebulição é aumentado) e diminui a temperatura em que ocorre o equilíbrio sólido-líquido (o ponto de fusão é diminuído).
A origem molecular da diminuição do potencialquímico não está na energia de interação entre o soluto e as partículas do solvente, porque a diminuição também ocorre em soluções ideais (as quais tem entalpia de mistura igual a zero).
O presente trabalho tem por objetivo definir as propiedades coligativas, indicando um exemplo de aplicação e uma forma de determinação.

DESENVOLVIMENTO

Propriedades coligativas das soluções são propriedadesque surgem pela presença de um soluto e dependem única e exclusivamente do número de partículas que estão dispersas na solução, não dependendo da natureza do soluto. As propriedades são chamadas de:
* Tonoscopia: Abaixamento da pressão máxima de vapor.
* Ebulioscopia: Elevação da temperatura de ebulição.
* Crioscopia: Abaixamento da temperatura de fusão.
* Osmoscopia: Pressãoosmótica.

As três primeiras foram estudadas por Raoult, enquanto que a última foi estudada por Van't Hoff.

TONOSCOPIA

Tonoscopia é uma propriedade coligativa que constitui na diminuição da Pressão Máxima de Vapor (PMV) de um solvente (pressão que seu vapor exerce, num recipiente fechado, quando está em equilíbrio com o líquido, a uma certa temperatura) quando se adiciona a ele um solutonão-volátil. Quanto maior for o número de mols do soluto não-volátil na solução, maior será o abaixamento da PMV.
Em relação à pressão de vapor de um solvente puro, pode-se dizer que sempre ela será maior do que a pressão de vapor de uma solução. Isso decorre do fato de que as partículas do soluto roubam energia cinética das moléculas do solvente, impedindo que parte destas ganhem o estado de vapor. Aspartículas dispersas constituem uma barreira que dificulta a movimentação das moléculas do solvente do líquido para a fase gasosa.
A diferença entre a PMV do solvente puro e a PMV do solvente em solução denomina-se abaixamento absoluto da PMV. Com isso, é possível estabelecer a seguinte condição para as soluções: quanto maior a quantidade de partículas em uma solução, menor será a sua pressão devapor.
O abaixamento da PMV (DP) depende da temperatura. Ao quociente entre o abaixamento da PMV (DP) e a PMV do solvente puro (PO) damos o nome de abaixamento relativo da PMV. Este independe da temperatura, porque a variação desta provoca uma variação de DP e P, da mesma magnitude, não alterando o quociente, desde que o soluto seja não-volátil.
Fórmula da tonoscopia: Δp = P2 – P, onde:
P =pressão de vapor da solução;
P2 = pressão de vapor do solvente.

A pressão de vapor de uma solução corresponde à quantidade de solvente na fase gasosa e existe uma relação entre o abaixamento da pressão máxima de vapor e o número de mols do soluto presente em uma solução.
Veja como demonstrar na prática a propriedade da Tonoscopia:
1. Pegue dois recipientes transparentes (béqueres ou copos);coloque num a água pura e no outro a água misturada ao soluto não volátil (água com açúcar);
2. Cubra os dois recipientes com a redoma de vidro (queijeira ou vasilha para guardar bolo);
3. Aguarde e faça a observação seguinte: O volume do líquido puro vai diminuir, enquanto a solução com soluto vai aumentar. Por que isso ocorre?

As soluções tendem a um equilíbrio que é atingido quando as...
tracking img