Conceitos de economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1554 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Economia e Mercado

Professor Júlio César

Introdução à Economia
Etimologicamente a palavra economia vem do grego oikos (casa) e nomos (norma, lei). No sentido original, seria Administração da casa. Economia pode ser definida como ciência social que estuda como o indivíduo e a sociedade decidem utilizar recursos produtivos escassos, na produção de bens e serviços, de modo a distribuí-losentre as várias pessoas e grupos da sociedade, com a finalidade de satisfazer às necessidades humanas. (Vasconcellos, 2007).

Introdução à Economia
A economia objetiva atender as necessidades humanas, porém depende de restrições físicas, que são provocadas pela escassez de recursos produtivos ou fatores de produção, sendo eles: (capital, mão de obra, terra, matérias-primas). Assim o objetivo deestudo da economia é a questão da escassez, ou seja, como economizar recursos.

Introdução à Economia

A escassez é resultado das necessidades humanas ilimitadas juntamente com a restrição física de recursos. O crescimento populacional e o contínuo desejo de elevação do padrão de vida e a crescente evolução tecnológica, renova a necessidade dos indivíduos. Assim até mesmo os países mais ricosdo mundo são incapazes de satisfazer todas as necessidades da população quanto a bens e serviços.

Introdução à Economia

Sem a existência da escassez de recursos não haveria a necessidade de estudarmos economia, todos os bens seriam livres e abundantes na sociedade, assim não haveria a necessidade de estudarmos questões como inflação, crescimento econômico, déficit na balança de pagamentos,desemprego, concentração de renda etc.

Introdução à Economia
A teoria econômica respeita alguns critérios que a torna aceitável pela comunidade científica, sendo composto de algumas variáveis e hipóteses que ajudam a explicar e prever fenômenos. A teoria econômica utiliza-se de argumentos positivos e argumentos normativas para basear suas explicações . A economia positiva, utiliza-se deargumentos positivos no conjunto de conhecimentos objetivos que respeita os valores científicos, refere-se a situação da forma que ela realmente é. A economia normativa contém um juízo de valor, subjetivo, assim refere-se ao que deveria ser.

Introdução à Economia
A economia também utiliza-se de modelos, que são utilizados para analisar a realidade, tendo que ser logicamente consistentes sevalendo de modelos verbais, algébricos, gráficos e etc. Estes modelos podem ser testados através de um ramo da economia chamado de econometria, combinando teoria econômica com matemática e estatística.

A divisão do estudo econômico
A teoria econômica representa um só corpo de conhecimento mas com objetivos e métodos de abordagem que podem diferir de acordo com a área de estudo observada. Destaforma os estudos econômicos estão divididos em teoria microeconômica e teoria macroeconômica.

Microeconomia
Estuda o comportamento das unidades econômicas básicas, consumidores, produtores e o mercado no qual interagem. Preocupa-se com a determinação dos preços dos bens e serviços e suas quantidades em mercados específicos. Se preocupa e nos mostra como obter preço do produtos, como obter demandae oferta individuais, a demanda e o oferta de mercado e o equilíbrio de mercado. Por sua preocupação com o comportamento dos preços dos bens e serviços é também chamada de teoria dos preços.

Macroeconomia
Estuda a determinação e o comportamento dos grandes agregados, como PIB, consumo nacional, investimentos agregados, exportação, nível geral de preços etc, como o objetivo de delinear umapolítica econômica. Por um lado tem um enfoque conjuntural, isto é, preocupa-se com a resolução de questões como inflação , poupança e desemprego, a curto prazo. Por outro lado trata de questões estruturais, de longo prazo, estudando modelos de desenvolvimento que levem à elevação do padrão de vida da coletividade, ou seja, o bem estar do cidadão. Esse enfoque de longo prazo é denominado de teoria...
tracking img