Propaganda e marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 34 (8406 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
( Introdução)

Mercado leiteiro – São Paulo

No final da década de 90 o setor leiteiro do estado de São Paulo passou por importantes transformações e deixou de ser o segundo maior produtor do Brasil, perdendo a posição para o estado de Goiás. As expressivas reduções da produção nas regiões leiteiras tradicionais do Estado foram compensadas pelo crescimento das novas bacias leiteiras.

OEstado continua sendo o maior mercado consumidor do Brasil, com 27,2% do consumo domiciliar nacional de lácteos. São Paulo realiza a maior distribuição de leite em programas sociais equivalente a um milhão de litros fluido diariamente.

As propriedades rurais paulistas são responsáveis por 7,7% da renda gerada pelo leite pelo Brasil. O leite ocupa o 5º lugar em geração de renda na agropecuáriapaulista, atrás da cana-de-açúcar, carne bovina, laranja e carne de frango.

- Perfil do Produtor de Leite

Os produtores de leite foram classificados com base no volume médio diário de leite produzido. A maioria dos produtores são pequenos, sendo 24% classificados na faixa de até 100 litros dia; 30% produzem de 101 a 250 litros por dia; 18% dos produtores situam-se no extrato de 251 a 500litros dia; 16% do total operam com 501 a 1.000 litros dia; 12% dos produtores paulistas encontram-se na faixa superior a 1.000 litros dia.

A raça de gado predominante é o girolando em 66,7 das propriedades sendo que nas 33,3% restante prevalecem animais de raças européias. Os produtores de leite que utilizam inseminação artificial somam 39,2% do total pesquisado.

Quanto à alimentação do rebanho,são expressivas as propriedades que fornecem concentrados (68,9%), forrageiras (72,3%) e pasto (80,4%), sal mineral atingiu 91,9% e sal comum 73,0%.

A ordenha mecânica é utilizada por 46,6% dos produtores sendo que 77,7% deles resfriam o leite. Destes 79,1% o fazem em tanques de expansão, 12,2% em tanque de imersão e 8,7% usam tanques comunitários.

A grande maioria dos produtores, cerca de60,7%, não recebe assistência técnica das empresas de laticínios onde entregam o leite. Entre os que recebem grande parte, ou 84,2%, consideram este serviço satisfatório.

Sobre os recursos que faltam para melhorar a produtividade do rebanho, não houve um fator de destaque. Entre os entrevistados 31,5% apontam a melhoria genética, 29,1% a melhoria da qualidade dos alimentos e 21,2% anecessidade do aumento da quantidade dos alimentos.

Comparando a pesquisa da Leite Brasil para o Estado de São Paulo com estudo realizado no estado de Minas Gerais , verifica-se que os resultados se assemelham nos itens diretamente comparáveis. Por exemplo, em ambos os Estados a maioria dos produtores são pequenos, a raça girolando predomina, o gado é alimentado com concentrados e forrageiras eainda é baixo o nível de utilização de inseminação artificial.

- Destino da Produção do Leite

A produção total de leite do Estado, estimada para 2005, foi de 4.765 mil litros diários, dos quais 4.022 mil litros (84,4%) foram entregues às empresas de laticínios. Como o saldo de 743 mil litros diários (15,6%) teve destino desconhecido, o calculo do leite sem inspeção oficial, o volume deautoconsumo nas propriedades e o leite destinado ao aleitamento de bezerros.

A partir do conhecimento do volume entregue às industrias e das estimativas do leite para autoconsumo e aleitamento de bezerros, concluiu-se que a produção paulista de leite comercializado diretamente a consumidores representa cerca de 552 mil litros diários (11,6%).

[pic]

- Leite em Pó

Leite em pó é um produto lácteomanufaturado, obtido pela evaporação do leite. É um processo simples hoje em dia elaborado em grande escala. Envolve a remoção de água em custo mais baixo possível sob condições higiênicas estritas, e com retenção de todas as propriedades desejáveis naturais do leite – cor, sabor, solubilidade, valor nutricional. 

O leite integral contém normalmente cerca de 87% de água e o leite desnatado...
tracking img