Projetos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1317 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Projeto Arquitetônico

Curso: Eng. Civil


Sumário
Introdução...................................................... página 3
Forma arquitetônica de engenharia............. página 4
Elemento arquitetônico................................. página 5
Aspecto visual................................................ página 6
Curiosidades sobre a torre............................ página 7
BurjAl Arab: O paraíso na terra (imagens).. página 8
Conclusão........................................................ página 9

Introdução
Nos últimos anos, no mundo todo, a indústria da construção está crescendo muito rapidamente e contribuindo significativamente para o desenvolvimento da economia mundial. Cada vez mais o aço estrutural ganha funcionalidade, graça e arte de uma forma quaseilimitada, oferecendo soluções inovadoras e permitindo aos arquitetos explorarem sua imaginação, criando algumas das estruturas mais desafiadoras que suas mentes já projetaram.
O aço estrutural entrou em uma nova era. Hoje ele oferece não apenas a sustentação do edifício, mas também proporciona beleza ao empreendimento. O aço é a melhor opção de material para esta edificação devido a sua flexibilidadea construtibilidade.
O Burj Al Arab é um dos exemplos de projeto inovador em estrutura metálica. Com sua estética e formas incomparáveis e, considerado o hotel mais alto do mundo, O Burj Al Arab foi edificado em Dubai (Emirados Árabes Unidos) pelo Sheik Said Khalil e é o ícone do país, representando muito bem o sonho da Dubai contemporânea e futurista, refletindo a herança marítima do país noseu formato de veleiro.

Forma Arquitetônica e de Engenharia
O primeiro desenho apresentado por Tom Wright da edificação que seria o símbolo de Dubai foi apresentado em Outubro de 1993. Tom estava apreciando a paisagem com os barcos, sentado no terraço do Chicago Beach Hotel, que ficava ao lado de onde seria construído o Burj Al Arab, quando fez um desenho do projeto em um guardanapo paraapresentá-lo ao cliente.
A construção do empreendimento custou cerca de $ 650 milhões e foi construído pelo grupo Sul-Africano de construção Murray & Roberts.
A construção do Burj Al Arab teve início em 1994, sobre pilares enterrados a 40 metros abaixo do leito subaquático e foi concluído em outubro de 1999. Porém sua inauguração deu-se em dezembro de 1999.
O hotel foi erguido sobre uma ilhaconstruída em formato triangular localizada a 280 metros da costa. A ilha construída para "abrigar" o hotel, é ligada ao continente por uma graciosa ponte em curva, sendo que a parte mais distante da costa está localizada a 450 metros da mesma.
Protegida por uma estrutura especial de concreto armado, a ilha possui uma superfície inclinada e perfurada que absorve o impacto das ondas, não permitindo aentrada da água do mar na ilha.
A Torre das Arábias possui uma área construída 111.500 m², com 28 andares – cada um com pé-direito duplo medindo 7 metros.
Este edifício é uma híbrida estrutura em “V” de concreto que misturada com aços estruturais cria uma impressionante obra-prima de engenharia. Mais de 70.000 m³ de concreto e 9.000 toneladas de aço foram usados para erguer a torre de 321 metrosde altura em formato de vela de barco – um tributo à tradição marítima da região.
Um esqueleto de estrutura metálica formado por pilastras curvadas de 85 metros, cada uma, ajudam a proteger a edificação dos efeitos do vento, ao mesmo tempo em que compõe a espetacular forma de veleiro. O hotel foi construído com duas colunas partindo do chão, originando um "V" que forma um imenso mastro, enquantoque, nos espaços entre elas, foram erguidos os andares.
Na sua construção foi usado ouro suficiente para cobrir um campo de futebol oficial e também três auto-guindastes de torre de escalada com uma capacidade de elevação máxima de 64 toneladas.

Elementos Arquitetônicos
Um elemento marcante da sua arquitetura é o átrio central que é o mais alto do mundo, medindo 182 metros de altura com...
tracking img