Projetos bem e mal sucedidos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4078 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CLEDERGIAN SOUZA GOMES
ELIZÂNGELA PRISCILA BATISTA MARTINS
FLAVIANE ANDRADE FREITAS
JULIO CÉSAR GOMES
LEIRIANE JOANA FONSECA FRANÇA
MARIA JULIANA RESENDE SILVA
MEQUIAS NERE
WELLINGTON RODRIGUES DE ALMEIDA







TRABALHO EM EQUIPE











Betim
2012
CLEDERGIAN SOUZA GOMES
ELIZÂNGELA PRISCILA BATISTA MARTINS
FLAVIANE ANDRADE FREITAS
JULIO CÉSAR GOMES
LEIRIANEJOANA FONSECA FRANÇA
MARIA JULIANA RESENDE SILVA
MEQUIAS NERE
WELLINGTON RODRIGUES DE ALMEIDA























Trabalho apresentado à Faculdade Pitágoras Campus Betim – Curso Engenharia Civil como pré-requisito para aprovação na disciplina Introdução a Engenharia.


Professora: Carla MontanariBetim
2012
INTRODUÇÃO
 



Neste trabalho, estaremos abrangendo algumas obras bem e mal sucedidas descrevendo um pouco de suas características e modo de elaboração.
Por meio de duas entrevistas mostraremos opiniões de engenheiros sobre o mercado e o curso de engenharia enfatizando habilidade necessárias e dificuldade encontradas.
Ao elaborar um projeto aplicamos o fluxo como basede organização e seqüência dos procedimentos corretos.
 


































PROJETOS BEM SUCEDIDOS



CASA DA MUSICA





[pic]



No ano de 2005 foi concluída a obra da Casa da Música que foi iniciada no ano de1999, e que tinha em seu projeto inicial data limite para ser entregue em dezembro de 2001.

Projetada pelo arquitetoholandês Rem Koolhaas, A Casa da Música é a principal sala de concertos do Porto em Portugal, ícone da cidade.

É um imenso e imponente edifício em betão branco, de forma poliédrica arrojada, criado para a apresentação de espetáculos de caráter musical. Construção essa que trouxe novos desafios à engenharia, de maneira a conseguir a forma geométrica ímpar que o edifício tem.

O projeto apresentavárias superfícies de betão à vista, com as juntas e as furações das ancoragens distribuídas regularmente, fato que exigiu elevados requisitos técnicos às empresas envolvidas na concretização dessa obra.





PONTE VASCO DA GAMA


[pic]

A construção da Ponte Vasco da Gama sobre o Rio Tejo pela Lusoponte, está agora escrita nos anais da história da engenharia civil como um dos maiores emais bem sucedido projeto do Séc. XX.
O reconhecimento Internacional desta obra está bem patente através da atribuição do primeiro prêmio pela prestigiada Instituição Ibero-Americana de Arquitetura e Engenharia Civil, localização foi escolhida por forma a que a Nova Travessia aliviasse o congestionamento de tráfego na Ponte 25 de Abril e que evitasse que o tráfego pesado que se desloca entre oNorte e o Sul do País entrasse na cidade de Lisboa.
E uma das grandes preocupações deste gigantesco projeto foi sempre a preservação do meio ambiente em que se inseriu ( Parque Natural do estuário do Tejo), dando origem a um vasto programa ambiental implementado desde o inicio da construção.


USINA HIDRELÉTRICA DE ITAIPU


[pic]



Localizado no Rio Paraná e conhecida em todo mundo pelasua proficiência técnica e capacidade de otimização e por ter sido responsável por algumas das mais importantes obras de Engenharia Civil da América do Sul.
Sua construção foi resultado de uma parceria entre o Brasil e o Paraguai e continua a ser uma das maiores barragens do mundo. A obra teve duração de 7 anos, com a mobilização de 40.000 trabalhadores diretos, foram usados 12.570.000 metroscúbico de concreto (o equivalente a 210 estádios Jornalista Mário Filho e uma quantidade de ferro equivalente a 380 Torres Eiffel).

A Usina de Itaipu faz parte da lista das Sete maravilhas do Mundo Moderno, elaborada em 1995 pela revista Popular Mechanics, dosEstados Unidos. Esta lista foi feita com base numa pesquisa realizada pela Associação Norte-Americana de Engenheiros Civis (Asce) entre...
tracking img