Planejamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1464 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Planejamento |
Planejamentos Bem e Mal Sucedidos |
|
Sheyla dos Santos Souza |
|
. |
14/8/2012 |
|

Planejamento
Em projetos se espera sempre alcançar sucesso, afinal quem tem a intensão de investir tempo, recursos humanos e financeiros em esforços para criação de bens e serviços que não obtenham resultados positivos? Entretanto nem sempre os resultados destes esforços sãobem sucedidos, projetos mal sucedidos também ocorrem por diversos fatores, mas o que pode ser feito para que o sucesso se repita e o fracasso não? Aprender com o que ocorreu é um caminho para responder esta indagação, o que deve ser feito ao longo de todo o ciclo de vida do projeto. Este aprendizado se dá pelo processo de gerar lições aprendidas que visa coletar dados e disseminá-los pelaorganização com intuito de contribuir para melhorar o planejamento, execução, monitoramento e controle dos projetos.
O presente artigo aborda questões relacionadas com o processo de lições aprendidas em projetos, tendo como foco de análise a gestão do conhecimento, utilizando como base um estudo de casos em um projeto mal sucedido. O ponto de partida constituiu da seguinte questão:  Por que algunsprojetos fracassam e outros atingem o sucesso? A partir disso, iniciou-se a busca científica para responder esta interrogação, utilizando-se da busca sistemática de literatura, culminando na apresentação da importância do comprometimento dos stakeholders com o projeto e de se estabelecer um processo de gerar lições aprendidas ao longo de todo o projeto, gerando uma base de conhecimento.

2.PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

Partido da pergunta norteadora: “Por que alguns projetos fracassam e outros atingem o sucesso?” Para que se respondesse a interrogação, foi considerado oportuno adotar como estratégia de pesquisa o estudo de caso qualitativo, o qual é indicado em investigações que buscam responder a este tipo de questão (Yin, 2009) bem como uma busca sistemática de literatura para dar suporteao estudo de casos.
Os descritores aplicados na busca sistemática foram: “Knowledge Management”, “Lessons Learned”,“Project Management”, “Failure”. Ainda, para a coleta de dados seguiu-se os seguintes critérios de inclusão e exclusão:
1. Artigos que trazem a relação entre gerenciamento de projetos, conhecimento e lições aprendidas;

O procedimento de localizar e selecionar os estudospotenciais nas bases de dados Scopus foi:
a) Seleção de artigos que contenham ou no título, ou no resumo, ou nas palavras-chave do artigo, os descritores definidos;
b) Busca por tipo de documento: article;
c) Seleção de artigos disponíveis e que contenham texto na íntegra;
d) Realização de nova triagem, conforme os critérios de inclusão.
De acordo com a Colaboração Cochrane (CLARKE et al., 2000),indica que as etapas para se fazer um revisão sistemática são: de planejamento, execução, análise e relatoria. Sendo assim, o presente estudo respeitou todos estas etapas.
É possível identificar, avaliar e interpretar por intermédio da revisão sistemática: o que fora pesquisado de antemão; o que é relevante; e, o que está disponível nas bases de dados. Agrupando de forma organizada resultados depesquisas prévias auxiliando no esclarecimento de diferenças encontradas entre estudos primários que investigam a mesma questão (KITCHENHAM, 2004).
A base Scopus foi escolhida, pois esta permite “uma visão multidisciplinar e integrada de fontes relevantes para a pesquisa bibliográfica sistemática” (FREIRE, 2010).
A procura foi executada utilizando os descritores: knowledge management, projectmanagement, lessons learned e failure por intermédio da query TITLE-ABS-KEY(“knowledge management” AND “lessons learned” AND “project management” AND failure) AND DOCTYPE(ar) obtendo o retorno de 9 documentos. Os mesmos, foram analisados para construção dos resultados. Assim, a abordagem metodológica adotada caracteriza-se como um estudo exploratório e descritivo, feito mediante a busca sistemática...
tracking img