Litiase urinaria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3717 palavras )
  • Download(s) : 1
  • Publicado : 21 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA URINÁRIO

Anatomia:
O sistema excretor humano é formado por dois rins, uma bexiga urinaria e uma e uma uretra.
Os dois rins são órgãos que filtram o sangue e retiram dele água e resíduos que compões a urina. São “órgãos gêmeos” situados sob o diafragma em ambos os lados da coluna vertebral. A sua forma é comparável a um feijão. A parte côncava do rim do rim é denominada Hilo, e porai entram e saem vasos nervosos. É também a saída da pelve renal, que envia a urina através do ureter até a bexiga. Estruturalmente os rins contem uma porção externa, denominada córtex renal e uma porção medular (medula).
A zona medular, por sua vez, esta dividida em 8 a 16 lóbulos piramidiormes (ou pirâmides de Malgiphi) cujos ápices convergem para o centro. Esses ápices são denominados papilasrenais e liberam a urina para os cálices renais.

A unidade morfológica e funcional do rim, onde ocorre a formação da urina, recebe o nome de néfron. Cada rim possui em media 1 a 1,2milhos de néfrons. Cada néfron possui as seguintes partes: cápsula de Bowman, túbulo contornado proximal, alça de Henle, túbulo contornado distal e túbulo coletor.Fisiologia:
O processo de formação de urina inicia-se no glomérulo, onde ocorre a filtração do sangue. O volume de filtração proporcionado por todos os glomérulos recebe o nome de taxa de filtração glomerular. Em condições normais para um individuo sadio varia de 110 a 125ml/min. Isso significa que em 24horas são obtidos 180litros filtrados. Ou seja, o volume plasmático é submetido a aoprocesso de filtração renal entre 30 a 60 vezes por dia, dependendo das circunstancias.
Dentro da cápsula, a pressão sanguínea (hidrostática), faz com que a água e outras substancias dissolvidas atravessem os poros dos capilares e sejam recolhidas nas cápsulas. As células sanguíneas e as proteínas do plasma não passam. As proteínas criam uma pressão osmótica q atrai a água de volta. Também a pressãocapsular “empurra” o liquido de volta, ou seja, embora sejam filtrados 180litros por dia, aproximadamente 179 litros são reabsorvidos e enviado à circulação normal.
O principal resíduo nitrogenado, produto do metabolismo das proteínas é a uréia. Muito embora a maior parte da uréia seja excretada pela urina, existe uma pequena parte também no sangue. Por tanto, encontra-se na urina: água, sais eresíduos nitrogenados. Em certos casos patológicos podem ser encontrados glicose, albumina, etc.
A diurese é controlada por dois hormônios, o hormônio antidiurético, excretado pela hipófise que estimula a reabsorção de água, e a aldosterona, produzidas nas glândulas supra renais, que aumenta a reabsorção de sódio nos túbulos renais.

Litíase urinaria

Um dos problemas mais comuns é conhecidopopularmente como "pedra no rim". Outro nome muito utilizado para esta formação é cálculo renal. Um cálculo renal pode localizar-se nos rins, ureteres (canais que ligam os rins à bexiga) ou na bexiga. Na medicina, estas formações possuem ainda outros nomes como litíase urinaria cálculo urinário, calculose urinária ou nefrolitíase. Pedra no rim é uma deposição de sais que se cristalizam e formauma pedra dentro dos rins, a qual pode se locomover por todo o trato urinário juntamente com a urina. Uma pedra no rim é formada a partir de uma matriz orgânica e um material cristalino – cristais (cálcio, ácido úrico, amônia, magnésio) que vão se agregando com o passar do tempo. Os cálculos menores em alguns casos acabam percorrendo as vias urinárias excretoras e sendo eliminados com a urina, semcausar sintomas. Mas, inúmeros são os casos em que o cálculo causa sintomas. Estes sintomas não estão diretamente relacionados com o tamanho do cálculo como muitos pensam. Não é o cálculo maior que necessariamente dá maior dor, mas sim o seu formato. Em geral cálculos renais são cheios de espículas que ao se deslocarem machucam os tecidos por onde passam, levando a dores intensas com ou sem...
tracking img