Projetos 4 r's

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1206 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESCOLA MUNICIPAL KM 42 - SANTA BRÍGIDA – BA

PROJETO RECICLAR, REUTILIZAR, REDUZIR e REPENSAR.

PROFESSORES COLABORADORES:
SANDRA REGINA
GILMÁRIA BARBOSA;
IVONETE;
THAÍS;
NEIDE
PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS DAS ESCOLAS REUNIDAS

“ Na Natureza, nada se perde, nada se cria, tudo se transforma”
Lavousier (1743 – 1749)

APRESENTAÇÃO

Educação Ambiental é uma prática que muitocontribui para a formação da cidadania , e está inserida no currículo escolar sendo referenciada pelos Parâmetros Curriculares , devendo ser trabalhada em todas as disciplinas de forma oganizada e abrangente.
Se a vivência escolar é um momento indispensável na construção da cidadania, é preciso que o conhecimento nela oferecido e desenvolvido seja de fato conhecimento.Não há conhecimento se o que foraprendido não enriquece nosso olhar sobre a realidade, e se não nos capacita para que, diante da complexidade do mundo real, saibamos, minimamente, nos posicionarmos e orientar nossas opções e ações.
Neste projeto abordaremos sobre a necessidade de conscientização e mudança de valores e atitudes para que os alunos venham inserir no seu cotidiano. Para tanto utilizaremos uma metodologiainterdisciplinar, através de oficinas de reciclagem, voltadas a atingir os objetivos propostos e consequentemente os discentes serão avaliados durante todo o processo de desenvolvimento deste projeto.

INTRODUÇÃO

Sendo o homem o principal agente manipulador do ambiente em que vive e que dele depende para sobreviver, e sua influência aumenta sobre o mesmo quando da Revolução Industrial. A sociedadecapitalista industrial criou o mito do consumo como sinônimo de bem-estar e meta prioritária do processo civilizatório. A capacidade aquisitiva vai, gradualmente, se transformando em medida para valorizar os indivíduos e fonte de prestígio social. A ânsia de adquirir e acumular bens deixa de ser um meio para a realização da vida, tornando-se um fim em si mesmo, o símbolo da felicidade capitalista.São, portanto, evidentes as conseqüências do consumismo sobre o meio ambiente e sobre a qualidade da vida social. Tal tendência conduz, por um lado, ao desperdício no uso de recursos naturais e energéticos e, por outro, agrava os problemas de geração e processamento de lixo. 
Grande parte do que chamamos de lixo e que formará os chamados “lixões” é composto de materiais que podem ser recicladosutilizando técnicas que tem por finalidade aproveitar os detritos. Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (2001): “É preciso fazer considerações sobre o lixo como um importante arsenal de matéria a ser aproveitada, como composto orgânico, ou reciclada, e o problema da produção de materiais não-degradáveis” ( PCN- Meio Ambiente, p. 59).
A gestão responsável do lixo urbano é uma das principaispremissas adotadas na elaboração de qualquer Agenda 21. Repensar os hábitos, Reduzir, Reutilizar e encaminhar o lixo para a Reciclagem, são atitudes fundamentais para a preservação dos recursos naturais e para a qualidade de vida das cidades.

JUSTIFICATIVA

Propomos com esse projeto, trabalhar com atitudes, com formação de valores e conceitos, buscando sensibilizar os alunos e seus pais sobre aimportância da reciclagem e reutilização a fim de diminuir o acúmulo de lixo, como também para poupar a natureza da extração inesgotável de recursos. Conhecer as formas de fazer a separação do lixo em nossa comunidade, haja vista que a mesma ainda não tem um projeto pronto voltado a esta área, mas é importante salientar que através deste projeto pretendemos analisar a possibilidade da implantaçãoda coleta seletiva em nosso povoado através de depósitos doados pelos órgãos competentes, inclusive a secretaria que nos fomenta, a saber Secretaria Municipal de Educação do Município de Santa Brígida, representada na pessoa da Sra. Maria Alexsandra Marques Silva.
Entendemos que a reciclagem desses materiais tem um impacto muito expressivo na redução da utilização dos recursos naturais e...
tracking img