Ambiental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1630 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ação Q Educa
Vila Guaracy
“ RECICLANDO ATITUDES GERANDO O BEM ESTAR ”


Proponentes:
Walterlan Oliveira Leite, Bartira Sardinha

Localização
Município: Gurupi - Estado do Tocantins
Pólo - GURPI - TO

Introdução

Resumo:
Nas últimas décadas, o grande aumento da produção de lixo urbano criou um novo problema social: o acúmulo de lixo acima da capacidade dos aterros sanitários. Apartir daí, houve a necessidade de encontrar um destino adequado para estes materiais. Como grande parte do lixo produzido pode ser utilizado como insumo para a geração de novos produtos surgiu o conceito de reciclagem.
A reciclagem de lixo auxilia na preservação do meio ambiente, diminuindo a contaminação dos solos e rios e reduzindo o desperdício de recursos naturais através da economia deenergia e matérias-primas. O primeiro passo para que esse processo ocorra é a realização da coleta seletiva do lixo.
A coleta seletiva de lixo é um processo que consiste na separação e recolhimento de resíduos descartados. Os materiais que podem ser reciclados (papéis, metais, plásticos, vidros) são separados do lixo orgânico (biodegradável), este último será descartado em aterros sanitários. Aseparação do lixo na origem evita a contaminação dos materiais recicláveis diminuindo os custos com o processo.
O projeto “ RECICLANDO ATITUDES GERANDO O BEM ESTAR ” visa Implantar o conceito dos 5 R's: Reduzir, Reutilizar, Reciclar, Repensar e Recusar, pois é um conceito mais prático e mais aplicável no nosso dia a dia como consumidores.
No intuito de participarmos do projeto Ação Q Educa, econtribuirmos com a comunidade local. Os acadêmicos da UNOPAR apresentam a proposta de implantação do sistema de Coleta Seletiva no Bairro Vila Guaracy no Município de Gurupi – Tocantins.
Para execução desse projeto buscaremos parceria com empresas publicas e privadas. Pretendemos instalar coletores para coleta seletiva em pontos estratégicos do bairro, e faremos palestras de conscientizaçãoambiental junto a comunidade.
Buscaremos junto com o presidente de bairro parcerias com SESI, SESC e UNIRG, para que seja realizado eventos esportivos, ginástica laboral e oficinas de artesanatos com material reaproveitado do lixo.

O projeto“ RECICLANDO ATITUDES GERANDO O BEM ESTAR ” será implantado a partir do dia 1º de março do ano de 2010, e sua execução ocorrerá ao longo do corrente ano, e porsé tratar de um projeto que visa qualidade de vida e conservação do meio ambiente não terá tempo determinado para finalização.
O projeto será executado por acadêmicos da UNOPAR – Universidade Norte do Paraná – alunos dos cursos: Gestão Ambiental, Assistência Social e .......
O acompanhamento e a vistoria do projeto ocorrera pela diretoria do Pólo da UNOPAR em Gurupi – TO.

Justificativas
Maisdo que resolver conflitos ou preservar a natureza através de intervenções pontuais, a educação ambiental entende que a transformação das relações dos grupos humanos com o meio ambiente está inserida dentro do contexto de transformação da sociedade. O entendimento do que sejam os problemas ambientais passa por uma visão do meio ambiente como um campo de sentidos socialmente construído e, como tal,atravessado pela diversidade cultural e ideológica, bem como pelos conflitos de interesse que caracterizam a esfera pública.
Ao enfatizar a dimensão do ambiente nas relações sociais, a educação ambiental propõe a transformação das relações com esse meio, dentro de um projeto de construção de um novo ethos social, baseado em valores libertários, democráticos e solidários.
Ao se pensar emdesenvolvimento sustentável, deve ser associado o fator qualidade de vida. Entretanto, não se pode considerar qualidade de vida como a possibilidade de consumir e adquirir um maior número de produtos. A prática desse pensamento gera cada vez mais resíduos que se não forem reutilizados ou reciclados, causam poluição no ar, nos solos e nos rios ou saturam os aterros sanitários.
Coleta seletiva do lixo...
tracking img