Projeto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1072 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Foi desenvolvido por Taiichi Ohno, Vice-Presidente da Toyota Motor. As idéias de Ohno sobre o kanban foram inspiradas no supermercado americano, onde as prateleiras eram reabastecidas quando esvaziadas. Como o espaço de cada item era limitado, somente se traziam mais itens quando havia necessidade.
É um sistema de informação que foi desenvolvido para organizar os váriosdepartamentos de processo interligados dentro de uma fabrica. Tem como finalidade controlar a produção e a movimentação do material em processo produtivo. Kanban significa cartão, literalmente, um registro visível ou placa visível, usada como meio de comunicação, transmissão de dados e informações. 

1 - ORIGENS DO SISTEMA KANBAN.

O Sistema de Produção desenvolvido pela Toyota iniciou à filosofia deprodução Just-ín-Time.Seu objetivo é eliminar os elementos desnecessários referente a produção, reduzindo assim os custos. A idéia básica neste sistema é produzir os tipos de unidades necessárias no tempo necessário, e na quantidade necessária. A redução de custos é a meta mais importante do sistema sendo acompanhada de três metas secundárias para garantir seu objetivo original: Controle deQualidade, Qualidade Assegurada e Respeito à Condição Humana. O sistema kanban é baseado nos seguintes princípios: produção nivelada, redução de tempo de preparação, layout de máquinas, padronização dos trabalhos, aperfeiçoamento das atividades. 
Assim a Toyota desenvolveu um sistema de manufatura que foi simples de operar e controlar com um sistema muito simples de informação, posteriormente conhecidocomo kanban.

2 - COMO SURGIU

Henry idealizou que não compensava comprar materiais excedentes, e sim apenas o necessário para a produção imediata, levando-se em consideração o tempo de transporte.
Assim foi também implementado o sistema “Dock to factory floor”, ou seja, o material ia direto para as linhas de montagem.
No Japão , as empresas não podiam pagar por grandes terrenos para seusgalpões, sendo isso considerado uma desvantagem até os anos 50 por diminuir o “economic lot size”, ou seja o numero de peças idênticas que deveriam ser produzidas pelo valor da reestruturação das maquinas para a produção do novo produto.
Taiichi Ohno a partir dos anos 50, passou a aprimorar o processo projetado por Ford, reduzindo o “retooling” e o “economic lot size”.
O sistema passou a serexecutado nos anos 70 no Japão e 80 nos E.U.A.

3 - CARACTERÍSTICAS DO SISTEMA KANBAN

Recorrendo aos conceitos anteriores e focalizando suas características básicas, pode-se dizer que o sistema kanban é um sistema de controle do fluxo de informações e produção em um ambiente JIT, que controla harmoniosamente a produção dos produtos necessários nas quantidades e no tempo necessário, reduzindo ostempos de espera, diminuindo os estoques, melhorando a produtividade e interligando todas as operações de produção interna na fábrica e os processos de fornecimento de materiais de fornecedores externos.

4 - OBJETIVOS DO SISTEMA KANBAN

Como objetivos básicos do sistema kanban podemos destacar os seguintes:
1. Minimizar o inventário em processo e os estoques de produtos acabados;
2. Minimizar aflutuação dos materiais em processo, visando simplificar o seu controle;
3. Reduzir o "lead time" de produção;
4. Evitar a transmissão de flutuações ampliadas de demanda ou do volume de produção entre processos;
5. Descentralizar o controle da fábrica, fornecendo aos operadores e supervisores de área tarefas no controle de produção e de estoque;
6. Permitir uma maior capacidade reativa dosetor produtivo à mudança da demanda;
7. Reduzir os defeitos através da diminuição dos lotes de fabricação;
8. Permitir o controle visual ao longo das etapas de fabricação; e
9. Fornecer os materiais sincronizadamente, em tempo e quantidade, conforme sua necessidade, no local certo. 

5- VANTAGENS
Menor “Lead Time” na concepção de novos produtos;
Menos “Lead Time” na manufatura;...
tracking img