Projeto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2726 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DE QUE MODO A SOCIOLOGIA PODE AUXILIAR NA COMPREENSÃO DOS FENOMENOS VIOLENCIA E MEDO DO CRIME?   Nota: o referido trabalho foi elaborado como requisito de avaliação parcial da disciplina Sociologia do desvio
                  
Salete Pereira ZanellaAcadêmica do 6ª Semestre Sociologia licenciatura plena
Universidade Federal de Santa Maria
                                                                                                                                                                                                                     
RESUMO: Asociologia busca mecanismos para a compreensão de fenômenos como a violência na sociedade contemporânea e o crime que ao longo dos séculos tornam cada vez mais complexos, pesquisadores e cientistas sociais abordam esses assuntos, portanto a complexibilidade de tais fenômenos então traz átona discussões necessárias para melhor compreender fatos que ocorrem na sociedade como a violência e o medo docrime.
Tema: Violência e medo do crime
Problema de pesquisa: de que modo a sociologia pode auxiliar na compreensão dos fenômenos violência e medo do crime?
Palavra chave: Violence in contemporary society, fear of crime, sociology of deviance.
1.2 OBJETIVOS

Objetivo Geral

Descrever a percepção a cerca do material estudado de que forma a sociologia aborda os assuntos como a violência emedo do crime.

Objetivos Específicos

Ressaltar a importância da disciplina de sociologia do desvio para a compreensão dos problemas sociais;
* Examinar e ter a consciência dos significados da disciplina de sociologia do desvio para a compreensão do mundo;
* Identificar dentre os autores qual deles enfatiza a problemática com melhor coerência, para que possamostrabalhar o assunto e fazer uma explanação satisfatória.

INTRODUÇÃO:

            Apresenta-se, a seguir, um trabalho de pesquisa sobre os assuntos violência na sociedade contemporânea e medo do crime, de que forma entram o estudo da sociologia para debater tais causas que são eminentes na sociedade, quais as formas de violência? Suas causas, e o medo que causa na maioria dos indivíduos,sobretudo que medo é esse? Como relacioná-lo com a violência?
“O momento de aprendizagem é significativo, para que possamos aprender a identificar e se identificar com os possíveis questionamentos propostos, sobretudo, que eles tenham uma postura que não fique restrita apenas no nível do conhecimento, muito menos pelo senso comum, mais sim, gerar a capacidade de compreensão e intervir narealidade contemporânea, numa perspectiva autônoma e desalienante.” TEDESCO, J. C. El Nuevo pacto educativo: ciudadanía y competitividade en La sociedad moderna. Madrid:
Anaya

           Proponho no decorrer do trabalho explicar esses fenômenos, violência e medo do crime, da complexibilidade do assunto, também outros debates pertinentes a esse e que venham ao encontro do trabalho no decorrerde sua construção.

Referencial teórico

Foram feitas analise de livros didáticos de sociologia do desvio estudadas no decorrer do semestre, foram estudadas outras fontes de pesquisa o que nos leva além de elaborar um artigo, mas é de suma importância para realizarmos trabalhos futuros, sem deixar de colocar na riqueza dos materiais pesquisados como um todo, o que nosauxiliará na elaboração do trabalho hora desenvolvido. Segundo (varela, 1999). O conhecimento, e a consciência inteligência, imaginação, criatividade, pensamento, raciocínio, fantasia, sonho, movimentos motores organizados, a percepção, as imagens mentais, a memória, a atenção e a significam aprendizado.
Portanto uma pessoa poderá ter conhecimento sobre determinada situação, poderá desenvolver uma...
tracking img