Projeto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1403 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Felipe Ceobaniuc Campos







Congelamento de sêmen do epidídimo de animal terminal ou morto.




Projeto de pesquisa apresentado ao Instituto de Pesquisas Aplicadas e Desenvolvimento Educacional - IPADE da Anhanguera Educacional, com objetivo a aprovação para a participar do Programa de Iniciação Científica.







M.V.DR. Leonardo FrancoMartins



Dourados-MS
2012


Projeto
A utilização de biotecnologias reprodutivas para equinos tem sido muito pesquisadas e desenvolvidas para atender esse grande mercado restrito e em expansão. Esse projeto já descrito por outros visando guardar material genético de um garanhão de alto valor zootécnico á beira da morte ou já em óbito eternamente. Proprietários pedem para fazeressa criopreservação, pois o sêmen da cauda do epidídimo este apto à fertilização assim sendo possível obter armazenamento para posterior utilização sem prazo para esse material genético.
Logo após a retirada dos testículos do animal do projeto que veio a óbito dia 13/01/2012 foi refrigerado mergulhado em solução Ringer lactato e levado ao laboratório refrigerado a 15ºC, chegando foiisolados a calda do epidídimo e ducto deferente os canalículos foi lavado com diluente após isso o esse liquido contendo espermatozoides foi feita a concentração, centrifugado retirado sobre nadante e suspenso com crioprotetores, envasado em palhetas de 0,5ml e submetido ao processo de congelamento.


Palavras-chave – biotecnologia, congelamento, epidídimo, genético, garanhão, sêmen, óbito.Introdução
A utilização da técnica de congelamento de sêmen da cauda do epidídimo de animais terminais ou mortos possibilitando uma armazenagem de material genético dos reprodutores visando armazenamento.
O congelamento de sêmen do epidídimo tem sido já utilizado em outras espécies como: cães (Martins et. al., 2006), gatos (Tebet et. al., 2006), no mercado equestre muitosproprietários solicitam que façam armazenamento de amostra do epidídimo congelando-os, pois sêmen da cauda do epidídimo se encontra apto para fecundação (Johnson, L. 1991) possibilitando o uso futuro desse material genético.
Em alguns locais como onde houve o óbito do animal utilizado no projeto ou da castração do animal não são adequados para manipulação e criopreservação do epidídimo sendo necessário asua refrigeração e transporte a te local adequado.


Objetivos
O objetivo é conseguir guardar material genético na última chance que tem logo após a morte do animal utilizando o congelamento de sêmen contido no epidídimo de animais geneticamente superiores, de alto valor ou de linhagens já extintas.
Utilizando uma associação de biotecnologias que possibilita sua utilização apósóbito ou castração sendo utilizada uma boa técnica da coleta dos testículos, manipulação e congelamento.
Justificativa
Sendo a ultima chance do proprietário de conseguir guardar material genético quando animal foi castrado, terminal ou já em óbito, sendo a utilização da biotecnologia de congelamento de sêmen contida no epidídimo para ser utilizada posteriormente para realizar fertilização.Metodologia para o desenvolvimento do projeto
Os testículos retirados após o óbito do animal chamado CASH NICE que veio a óbito pela causa de evolução de cólica e ruptura gástrica, sendo feita a ligadura do cordão espermático para evitar extravasamento de sangue e espermatozoides do ducto deferente. O conjunto foi lavado extremamente com ringer lactato e acondicionado em luva de palpaçãoretal o processo foi realiza instantes após o óbito do animal para retiradas do órgão genitais.
Os testículos foram refrigerados e transportados a 5ºC podendo ser refrigerada por ate 24h e apresentando uma boa congelabilidade em varias espécies. (Sharma et. al., 2007; Zomborsky et.al., 1999; Blash et.al., 2002; Marks et al., 1994).
Apos chegar ao laboratório os testículos foi...
tracking img