316 Dicas pra acelerar seu computador

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5222 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
316 Dicas para acelerar o seu PC

A BIOS e o arranque

Acelere o arranque e optimize o hardware antes de entrar no Windows

1 - Para fazer modificações na BIOS, irá precisar de entrar no programa de set-up antes do seu computador entrar no Windows. Normalmente, isto é feito ao carregar na tecla [Delete] assim que inicia o seu computador, mas as BIOS variam, por isso procure uma mensagem noécran se a tecla for diferente.

[pic]
Irá arrancar mais depressa se escolher o seu disco rígido como o primeiro dispositivo de arranque

2 - É muito raro a BIOS estar optimizada para o seu hardware. Provavelmente, os canais IDE estão definidos para auto, o que significa que os seus discos rígidos e drives de CD/DVD são identificadas automaticamente. Altere a definição do seu disco rígido paraa especificação do seu disco rígido para acelerar as coisas.

3 - Se tiver canais IDE livres, incluindo posições slave, configure-os para None. Isto poupa tempo no arranque, uma vez que eles não serão verificados.

4 - Muitas motherboards antigas continuam a considerar a RAM como parte do booting. Isto é importante depois de um upgrade da RAM, mas não é necessário para todos os arranques.Desactive esta característica no setup da BIOS para poupar tempo.

5 - Configure a porta paralela para ECP para obter melhores resultados de impressão, contudo deverá escolher EPP se possuir um drive externo ligado à porta paralela.

6 - Pode obter alguns aumentos de velocidade ao fazer um upgrade da sua BIOS. Vá até ao site do fabricante da sua motherboard para ver se existe uma nova versão daBIOS da sua placa disponível. Se existir, faça download para um local seguro.


7 - Para fazer upgrade da sua BIOS, irá precisar de "flashar" os chips na sua motherboard. Normalmente, isto é feito através de um utilitário numa disquete. Utilize aquele que o fabricante recomenda ou faça download de drdflash em www.abitfaq.it/files/drdflash.exe.

[pic]
Entre no utilitário de configuração daBIOS e veja se a sua BIOS está actualizada ao comparar a sua data de construção com a última da sua motherboard

8 - Não tente flashar a sua BIOS se não tiver a certeza de que o update se aplica à sua motherboard. Um erro neste campo pode fazer com que o seu PC deixe de arrancar.

9 - Se puder, use um utilitário de flashing que faça um backup da sua BIOS de forma a que possa recuperá-la se algocorrer mal.

10 - Pode conseguir velocidades de processamento melhoradas ao modificar a BIOS. Veja a caixa referente a overclocking e visite www.sysopt.com/ocdatabase.html para obter informação e www.overclock.co.uk para um kit personalizado.

11 - Acelere o arranque ao diminuir o número de programas que iniciam juntamente com o Windows
       (veja em baixo).

12 - Pode encurtar o tempo dearranque ao tornar o seu disco rígido o primeiro dispositivo a arrancar. No entanto, terá de desfazer esta alteração se precisar de correr uma disquete ou um CD de arranque.

Controle os programas do Arranque

Use o utilitário System Configuration para identificar itens de iniciação desnecessários

1 - Seleccione Start, Run, escreva msconfig e clique em OK. Clique no botão Selective Startupe mude para o titulo Startup. Percorra a lista de registos de iniciação.

[pic]

2 - Se existirem registos que não lhe fazem falta, retire o símbolo da caixa, clique em Apply e reinicie o seu computador para descobrir se os itens são necessários para um arranque eficaz. Alguns registos são importante para o Windows.

[pic]

3 - Volte ao MSConfig e volte a assinalar os itens se tiver algumproblema. Se não, descubra onde o registo de iniciação está presente. Remova a opção start-up no programa, de outra forma apague o registo no registry ou o atalho

[pic]

Acelere os seus discos

Drives mais rápidas são sinónimo de um computador mais rápido

13 - É muito o raro o Windows optimizar as definições do disco por defeito, por isso há muitos ganhos de velocidade a retirar ao...
tracking img