Centro de materiais esterilizados

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1924 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM

CENTRO DE ESTERILIZAÇÃO DE MATERIAIS

SAÚDE COLETIVA III

S.C.S

Santa Maria, RS, Brasil

INTRODUÇÃO

O presente trabalho consiste na apresentação dos resultados de uma pesquisa sobre o funcionamento e os vários métodos utilizados em um Centro de Materiais Esterilizados. Aborda ainda osprocedimentos que competem ao enfermeiro no CME.

OBJETIVOS

A pesquisa tem como objetivo explicar de forma simples quais e como são utilizados os diferentes métodos de esterilização de um Centro de Materiais Esterilizados, juntamente com as citações que revelam as competências dos enfermeiros que trabalham no local estudado.

.



MÉTODOS DE ESTERILIZAÇÃO

Esterilização por vaporsaturado sob pressão
O aparelho utilizado para este processo é a autoclave, composto por uma câmara - onde se acondiciona o material, por uma válvula na porta - que mantém a pressão interna mediante instrumentos que medem a pressão e a temperatura. Seu funcionamento combina a ação do calor, pressão e umidade na destruição de microrganismos, por agirem na estrutura genética da célula.
A autoclavefunciona sob pressão de 1 a 18 atmosferas, dependendo do equipamento. O tempo de exposição do material ao vapor varia de acordo com o seu tipo, temperatura e pressão atmosférica. De forma geral, para o material de superfície, o tempo necessário é de 30 minutos em temperatura de 121ºC ou 15 minutos em temperatura de 134ºC; para o material de densidade, 30 minutos em temperatura de 121ºC ou 25 minutosem temperatura de 134ºC.
Este tipo de esterilização está indicado para todo material resistente ao calor úmido, como tecidos (aventais, campos cirúrgicos, campos fenestrados), materiais de borracha e de metal. É contra-indicado para materiais termos sensíveis, como cateteres e materiais de terapia respiratória.
Após o material ser colocado na autoclave, inicia-se a drenagem do ar dentro dacâmara e do ar residual dentro dos pacotes, para que o vapor possa entrar em contato com os materiais neles contidos.
Para assegurar a correta esterilização dos materiais, faz-se necessária a adoção de alguns cuidados que facilitam a circulação e penetração do vapor no material, tais como: utilizar somente 80% da capacidade de armazenamento da câmara, com materiais que requeiram o mesmo tempo deesterilização; evitar que os pacotes encostem nas paredes do aparelho e entre eles; colocar os pacotes maiores na parte inferior e os menores na parte superior do aparelho, dispondo os jarros, bacias e frascos com a boca para baixo, para facilitar a remoção do ar e do vapor.
Para se verificar se a esterilização dos materiais está realmente ocorrendo, deve-se observar se a pressão e a temperatura estãonos níveis programados, durante todo o ciclo. Caso isto não ocorra, o processo deve ser interrompido e a manutenção do aparelho deve ser solicitada.
Ao término do ciclo deve-se entreabrir a porta do aparelho por um período de 5 a 10 minutos, para a completa secagem dos pacotes e materiais pelo calor das paredes da câmara.
Finalmente, os pacotes devem ser retirados e só colocados em superfíciesfrias após perderem completamente o calor, para evitar a formação de umidade ao contato. Complementando o processo, os pacotes devem ser datados e encaminhados para a sala de armazenamento.

Esterilização por calor seco
Este processo é realizado através de um aparelho denominado estufa, no qual o calor seco é irradiado das paredes laterais e de sua base para destruir os microrganismos. A estufapossui uma câmara para acondicionamento do material e equipamentos para medir a temperatura e controlar o tempo. Seu uso é limitado, porque o calor seco não é tão penetrante como o calor úmido e a sua distribuição dentro da câmara não se realiza de modo uniforme.
Como existem várias controvérsias em relação ao tempo necessário e a eficácia deste método, o seu uso é recomendado apenas para pós,...
tracking img