O subdesenvolvimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2023 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Mudanças na divisão internacional do trabalho
Após a Segunda guerra Mundial muitos países subdesenvolvidos iniciaram um processo de industrialização calcado no tripé “capital nacional, capital estatal e capital multinacional“. Com isso, muitos conglomerados se instalaram em países da periferia.O que havia nesses países que atraiu grandes empresas?
A possibilidade de maiores lucros, pois elesofereciam mão-de-obra abundante, politicamente desmobilizada e, portanto, barata; fontes de energia e matérias-primas a baixo custo; mercado interno em crescimento; facilidades de exportação e de remessa de lucros para as sedes dessas empresas; incentivos fiscais e subsídios governamentais e, mais recentemente, ausência de legislação de proteção ao meio ambiente ou a possibilidade de burlar essanorma, caso ela exista.
No período imediatamente após a segunda guerra, esses fatores, com destaque para a mão-de-obra barata, constituíam vantagens comparativas importantíssimas para a alocação dos investimentos no exterior. Evidentemente, nem todos os países subdesenvolvidos apresentavam todas essas vantagens. Por isso apenas alguns se industrializaram e se reposicionaram na tradicional divisãointernacional do trabalho. Muito deles passaram gradativamente de exportadores de matérias-primas a exportadores de produtos industrializados. No entanto, não é possível situá-los, pelo menos por enquanto, no mundo desenvolvido. Eles fazem parte de uma nova divisão internacional do trabalho.
O processo de industrialização ocorrido nos países subdesenvolvidos foi, em grande parte, decorrente daimplantação de um modelo que dependia de capitais e de tecnologias do exterior. Trata-se de um processo desigual e complementar ao dos países desenvolvidos, uma vez que que comandado por interesses externos, embora muitas vezes em associação aos capitais nacionais (privados ou estatais).
O processo é desigual porque em geral os tipos de indústria e a tecnologia empregada não são os mesmo dasmatrizes. Nos países subdesenvolvidos, geralmente são instaladas fábricas nos países desenvolvidos, onde os salários são mais altos, não é interessante porque elevaria os custos de produção. Essa tendência está definindo uma realocação das indústrias no mundo, ou seja, criando uma nova geografia industrial. Nos países desenvolvidos tendem a permanece as indústrias leves, não-poluentes, de alta tecnologiae elevada remuneração, enquanto nos subdesenvolvidos industrializados predominam as menos desenvolvidas tecnologicamente e que pagam salários mais baixos.

10
Esse modelo de industrialização é complementar ao mudo desenvolvido porque garante a manutenção da produção, a circulação, o consumo e, portanto o acúmulo de capitais em grande escala nos países desenvolvidos. As nações que seindustrializaram seguindo esse modelo são conhecidas como países recentemente industrializados. Fazem parte desse grupo países latino-americanos, como o Brasil, o México e a Argentina; asiáticos, como a Índia, a China, os Tigres Asiáticos - Coréia do Sul, Taiwan, Hong Kong, Cingapura e, mais recentemente, Malásia, Tailândia e Indonésia -; e a África do Sul, único representante africano.
Só para demonstrar,entretanto, como esse fenômeno é complexo, a Coréia do Sul já tem mais empresas que a Suíça e os Países Baixos (11 cada um) e quase o mesmo número do Canadá, todos os países desenvolvidos.
Além disso, mais recentemente, com o objetivo de aproveitar a crescente disponibilidade de mão-de-obra qualificada, mas ainda muito barata, tem ocorrido a instalação de indústrias de alta tecnologia em paísesda periferia, como é o caso da Índia, que está se transformando num dos grandes exportadores mundiais de programas e sistemas de informática. Lá um engenheiro de computação semelhante que trabalha no Vale do Silíco, Estados Unidos. Vários países recentemente industrializados, como a Coréia do Sul, a China, a Índia e o Brasil, têm se esforçado para aumentar o percentual de produtos de alto valor...
tracking img