Circuitos paralelos e corrente continua

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (732 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Circuitos Paralelos e Corrente Continua
Tensão e Corrente em um Circuito Paralelo
Um circuito paralelo é aquele no qual dois ou mais componentes estão ligados à mesma fonte de tensão. Osresistores estão em paralelo entre si e com a bateria. Cada percurso paralelo é então um ramo ou malha com sua própria corrente. Quando a corrente total IT sai da fonte de tensão V, uma parte I1 dacorrente IT flui através de R1, uma outra parte I2 flui através de R2, e a parte restante I3 passa através de R3. As correntes, I1, I2 e I3 nos ramos podem ser diferentes. Entretanto, se for inserido umvoltímetro ( um instrumento que serve para medir a tensão de um circuito ) através de R1, R2 e R3, as respectivas tensões V1, V2 e V3 serão iguais. Portanto, V = V1 = V2 = V3.

Resistência em ParaleloResistência Total: A resistência total num circuito em paralelo pode ser determinada aplicando a lei de Ohm: divida a tensão comum através das resistências em paralelo pela corrente total dalinha. RT = V/IT, RT é a resistência total de todos os ramos em paralelo através da fonte de tensão V, e IT é a soma da corrente de todos os ramos.

Fórmula Simplificada
A resistência totalde resistores iguais associados em paralelo é igual a resistência de um resistor dividida pelo número de resistores: RT = R/N
Onde
RT = Resistência total de resistores iguais em paralelo
R =Resistência de um dos resistores iguais
N = Número de resistores iguais
Quando quaisquer dois resistores diferentes estiverem em paralelo, é mais fácil calcular a resistência total multiplicandoas duas resistências, e então dividindo o produto pela soma das resistências: RT =( R1.R2 ) / ( R1+R2 ).
Circuito Aberto e Curto-Circuito
Curto – circuito, é um percurso de uma ponta a outraque oferece baixa resistência (idealmente zero) à passagem da corrente elétrica. Um pedaço de fio condutor pode ser considerado um curto-circuito, do mesmo modo que os contatos de uma chave de fenda....
tracking img