Projeto o ethos dos alunos do proformação

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3480 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE – UERN

CAMPUS AVANÇADO “Prof.ª MARIA ELISA DE A. MAIA” – CAMEAM


DEPARTAMENTO DE LETRAS – DL

Programa de Pós-Graduação em Letras - PPGL

Mestrado Acadêmico em Letras

Área de concentração: Estudos do discurso e do texto










O ETHOS NOS MEMORIAIS DOS CURSOS DE PROFORMAÇÃOProjeto de dissertação apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Letras – PPGL do Departamento de Letras, do Campus Avançado Profª. Maria Elisa de A. Maia, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.







DINÁ MENDES DE SOUZA
















PAU DOS FERROS

2012







1 - IDENTIFICAÇÃO1. Título do projeto: O ethos nos memoriais dos cursos de Proformação
2. Linha de pesquisa: Texto, discurso e construção de sentido
3. Orientador: Profª. Drº. Gilton Sampaio
4. Autor: Diná Mendes de Souza
5. Tempo de duração: 2012 a 2013


2 – INTRODUÇÃO

Na perspectiva de tomar parte nas inúmeras discussões existentes em relação ao funcionamento argumentativo daspráticas sóciointeracionais da linguagem e mais precisamente em torno da argumentação do discurso, da interação entre orador e auditório, em situações reais de uso da linguagem é que essa pesquisa se estabelece buscando investigar as estratégias argumentativas usadas para construção do ethos de alunos dos cursos de Proformação em Educação oferecido pelo campus Avançado Profª Maria Elisa de AlbuquerqueMaia, CAMEAM, localizado na cidade de Pau dos Ferros, RN e ainda qual (is) imagem(s) ele revela ou constrói dentro do seu discurso. Com essa intenção, a pesquisa terá como corpus, o gênero Memorial que é o trabalho exigido para conclusão do Curso.

O objeto de pesquisa, ethos, coloca-se como um desafio de investigação, uma vez que esses alunos eram no momento da produção de seus discursos(gênero memorial) alunos e professores da Educação Básica em busca da formação adequada. Nessa perspectiva, há uma possibilidade ou várias possibilidades de que esse aluno ora assuma a postura de aluno e tenha seu discurso e imagem moldados para esse propósito, ora se coloque enquanto profissional que está buscando aprimorar-se. O que sabemos é que estes alunos/professores se deixarão conhecer peloque diz, provocando uma imagem de si (ethos), argumentando em causa própria diante dos seus possíveis interlocutores, construindo a si próprio como sujeito social, mostrando-se ou não ora aluno, ora professor buscando se revelar como um sujeito exemplar diante dos seus possíveis auditórios.

À luz da Teoria da Argumentação, de Perelman (1993), Perelman e Tyteca (1996) e do acompanhamentodesses estudos feitos por Reboul (2000), Souza (1993, 2008) e outros, trabalharemos na buscas dessas imagens (ethos) tomando como base a relação orador /auditório e ainda os conceitos de teses e de técnicas argumentativas, assim como a própria noção de ethos, segundo Reboul (2000), Amoussy (1995) Meyer (2005), Souza, (2008) dentre outros.
Ao analisar o Memorial dos alunos do Proformação,estaremos embasados nas discussões de Bakhtin (1997), que aponta os gêneros dos discursos numa perspectiva sócio-interacionista de linguagem, que se definem por seu conteúdo temático, estilo e composição. Assim sendo, buscaremos nos memoriais apresentados como requisito avaliativo de final de curso, a imagem ou imagens apresentadas de si pelos Alunos/professores do Curso de Proformação e da educaçãobásica respectivamente enquanto produtores do discurso intencionados a justificar a si mesmo diante de seus possíveis interlocutores.


3 – JUSTIFICATIVA



Este trabalho, que se destina a investigar as imagens construídas nos discursos dos alunos de Proformação no gênero memorial, surgiu, inicialmente, pelo contato diário, na condição de Formadora de Professores do Município de Pau dos...
tracking img