Projeto trombetas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1608 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Etec Getúlio Vargas

Ensino Médio / Manhã Geografia / Prof° Izilda

Projeto
Trombetas

Nomes: N° 2°J

Introdução

Índice
Pagina
Introdução ........................ 3

O que é ........................... 3 - 4

Esquema de Mineração .............. 4 - 5

Impacto sócio econômico ........... 6 - 7

Impacto Ambiental................. 7 - 8

Reserva Biológica ................. 8 - 9

Conclusão ......................... 9

Bibliografia ...................... 10

3
Projeto Trombetas

Introdução

É uma das principais áreas produtoras de minérios do Brasil, lá se encontra a maior produção de Bauxita ( matéria prima para o alumínio)do país e é uma das maiores do mundo, isso faz com que alguns grupos econômicos, tanto internacionais como os daqui, participem de alguns projetos para beneficiarem o Bauxito, e um deles é o Projeto Trombetas, no qual estão presentes empresas como o Vale e Shell, que consiste na extração, industrialização e exportação do mineral na região.

O que é ?

Oscomplexos cristalinos da Amazônia guardam grandes reservas de recursos minerais ainda não todos explorados, dentre esses minérios a Bauxita. Na década de 1960 a empresa canadense ALCAN já produziu alumínio no Brasil, mas precisava aumentar sua produção. Um geólogo holandês iniciou pesquisas na região do Rio Trombetas, afluente da margem esquerda do Rio Amazonas, próximo ao município de Ariximina,chegando a conclusão de que havia potencial de exploração econômica de Bauxitas na região.
O Projeto Trombetas foi paralizado em 1971 e reabriu as negociações em 1975, num jogo geopolíticos, a empresa canadense se associa à empresas brasileiras, um grupo de 8 empresas que formavam a MRN (Mineração Rio do Norte). Em 1999 as reservas iniciais de Bauxitas foram avaliadas pela ALCAN em 620 mil toneladas.4

As características geológicas e a grande quantidade de minério permitiram a exploração do mesmo a céu aberto. Sendo o transporte da bauxita feito por ferrovias com 30 quilometro até a área de beneficiamento.
Em 1980 a produção prevista chega a 2,85 milhões de toneladas para uma capacidade projetada de inicialmente de 3,4 milhões.
Umprojeto desse porte tem suas vantagens econômicas e causa problemas ambientais, apesar da fiscalização em 2007, o Ibama, multa o Vale por vazamento de óleo do Rio Trombetas.

Esquema de Mineração

I- Lavra : A primeira etapa de mineração e a extração propriamente dita, que pode ser feita com escavadeiras, tratores que raspam a rocha ou explosivos, quando o minério se encontra longe dasuperfície. As maiores escavadeiras retiram da Lavra 5 mil toneladas de material bruto por hora.

II- Transporte : Para levar o minério até a usina onde ele será preparado para a venda, existem caminhões fora do estado de 6,6 metros de largura e carregam 365 toneladas, o equivalente a 36 caminhões convencionais.

III – Estéril: Na lavra, o ferro se esconde no meio de um monte de terra e de outrosminérios sem valor, essa parte sem valor econômico, chamada de estéril, é empilhada em alguma área próxima a mina, com cuidados para causar o mínimo impacto ambiental e muitas vezes, árvores são pamtadas na pilha de terra para evitar deslizamentos.

5
VI– Brítagem : O minério bruto chega a usina em grandes blocos, que são quebrados em maquinas de britagem, sãovarias etapas de quebra que esmagam os pedaços de minério até eles ficarem com cerca de 2 cm de diâmetro, o tamanho adequado para a separação.
V – Separação : conforme o minério vai saindo da maquina de britagem, ela cai em uma peneira com telas de diferentes espessuras que libera a passagem dos pedaços de até 2 cm e lança os maiores de volta a britadeira. O peneiramento é feito com jatos de...
tracking img