Projeto qualidade de vida

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1581 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PROJETO QUALIDADE DE VIDA


Há diversidade na conceituação do termo qualidade de vida e desta no mundo corporativo:
Qualidade de vida: Sentimento positivo geral e entusiasmo pela vida, sem fadiga das atividades rotineiras. Ela está intimamente ligada ao padrão de vida. Nível de bem-estar que um indivíduo ou uma população pode desfrutar. Inclui aspectos de saúdefísica e mental, condições materiais, infra-estrutura, condições sociais em seu relacionamento com o meio ambiente. (BARBANTI, 2003, p.496).


Tratando da complexidade do termo Moreira (2001, p.16) diz que:
Arriscamos dizer que o conceito atual de qualidade de vida, se não for entendido em sua complexidade, talvez esteja doente, valorizando apenas a quantidade de anos a mais,mesmo que isso possa significar indiferença, mais exacerbação de competitividade. Portanto, é necessário saber ver, saber perceber, saber conceber e saber pensar.


Ainda sobre a complexidade do assunto Carbinatto e Moreira (2006, p.197) comentam que “há que se discutir, analisar, refletir quando abordamos o tema qualidade de vida, tema esse unificador dos conceitos de corpo e saúde, sobreidéias existenciais, daí a razão de elas serem gerais e concretas porque, em última análise, são as que garantem a vida.
Kolyniak Filho apud Moreira (2001, p.61) nos traz uma abordagem interessante sobre qualidade de vida e motricidade:
A classe trabalhadora, que representa a grande maioria da população, tem sua qualidade de vida e, conseqüentemente, sua motricidade, amplamentecondicionadas pelas relações de trabalho. Além de ter seus movimentos dirigidos para as tarefas específicas que executa, na maior parte do dia, o trabalhador também tem suas possibilidades de exercício e desenvolvimento motor delimitadas pelo tempo livre de que dispõe e pelo seu poder aquisitivo, definidor do acesso a bens e serviços de saúde, educação, moradia, lazer, etc. Assim sendo, não épossível pensar em melhoria da qualidade de vida e da motricidade sem uma melhoria nas condições de trabalho, indissociável de uma distribuição mais igualitária da renda.
(KOLYNIAK FILHO apud MOREIRA, 2001, p.72).


EMPRESA


A empresa atua no ramo de transporte rodoviário de cargas aéreas nos diversos tratamentos de cargas existentes. Surgiu em 1991 para atender aocrescente fluxo de carga importada por via aérea, junto aos Aeroportos de Viracopos e Guarulhos. A matriz está localizada estrategicamente na cidade de Campinas, no centro de um privilegiado fluxo logístico possuindo filiais em Guarulhos, Santos e Sorocaba.
VISÃO
Ser reconhecida como uma empresa de Excelência em logística de transporte rodoviário, visando à satisfação de nossos clientes ecolaboradores.
MISSÃO
Desenvolver e produzir serviços que atendam as expectativas e necessidades dos clientes, melhorando continuamente a qualidade do transporte brasileiro de carga.
VALORES
• Defesa de padrões éticos
• Integridade e transparência
• Incentivo à Inovação
• Estímulo ao desenvolvimento pessoal
• Presteza e eficiência noatendimento
• Comprometimento com responsabilidade e competência
O presente trabalho está focado apenas na matriz em Campinas, onde trabalham 73 (setenta e três) colaboradores dos quais 42 (quarenta e dois) estão diretamente ligados ao setor operacional, sendo que destes, 31 (trinta e um) são motoristas. Os demais 31 (trinta e um) colaboradores compõem o setor administrativo.No setor administrativo o horário de trabalho e intervalo para refeição são bem definidos, ao contrário dos colaboradores do setor operacional onde os horários são estabelecidos conforme a demanda de trabalho.
A empresa passa por um momento importante de transição, vem abandonando as características anteriores de uma empresa familiar para um contexto corporativo atual.


AVALIAÇÃO...
tracking img