Acido graxo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 54 (13475 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA

Análise comparativa entre oito métodos de esterificação na determinação quantitativa de ácidos graxos em óleo vegetal

Tese apresentada por Maria Cristina Milinsk ao Programa de Pós-Graduação em Química do Departamento de Química do Centro de Ciências Exatas daUniversidade Estadual de Maringá como parte dos requisitos para a obtenção do título de Doutor em Ciências.

MARINGÁ, NOVEMBRO/2007

Dados Internacionais de Catalogação-na-Publicação (CIP) (Biblioteca Central - UEM, Maringá – PR., Brasil)
M644a Milinsk, Maria Cristina Análise comparativa entre oito métodos de esterificação na determinação quantitativa de ácidos graxos em óleo vegetal / Maria CristinaMilinsk. - Maringá : [s.n.], 2007. xii, 92 f. : il. figs., tabs. Orientador : Prof. Dr. Nilson Evelázio de Souza. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Maringá. Programa de PósGraduação em Química, 2007. 1. Esterificação. 2. Ácidos graxos - Química. 3. Ésteres metílicos de ácidos graxos. 4. Cromatografia gasosa. 5. Ácidos graxos - Quantificação. I. Universidade Estadual de Maringá. Programade Pós-Graduação em Química. II. Título.

CDD 21.ed. 547.24

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS DEPARTAMENTO DE QUÍMICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA

ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE OITO MÉTODOS DE ESTERIFICAÇÃO NA DETERMINAÇÃO QUANTITATIVA DE ÁCIDOS GRAXOS EM ÓLEO VEGETAL

Tese apresentada por Maria Cristina Milinsk ao Programa de Pós-Graduação em Química doDepartamento de Química do Centro de Ciências Exatas da Universidade Estadual de Maringá como parte dos requisitos para obtenção do título de Doutor em Ciências.

Orientador: Prof. Dr. Nilson Evelázio de Souza

MARINGÁ, NOVEMBRO/2007

Crom

Alimentos

Grupo de Pesquisa

Dedico este trabalho a alguém ainda tão pequenino, mas que já é a razão de toda a minha vida e o maior incentivo parafinalizar mais esta jornada, ao Marcos Vinícius.

Os sujeitos de qualidades extraordinárias dependem do tempo em que vivemos. Nem todos tiveram a época que mereciam e muitos que tiveram não souberam aproveita-la. Alguns merecem tempos melhores, pois nem tudo o que é bom triunfa sempre. Todas as coisas têm suas estações e até os valores estão sujeitos à moda. Mas o sábio tem uma vantagem: éeterno. Se este não é seu século, muitos outros serão. Não existe ninguém que não possa ser mestre de alguém em alguma coisa, e não há quem exceda quem excede. O sábio estima a todos, pois reconhece o que há de bom em cada um e sabe como custa fazer algo bem feito.

Baltazar Gracián

AGRADECIMENTOS

À Deus, razão de todas as coisas e a luz que nos faz vencer diante dos obstáculos. Aos pais,Cândido (in memorian) e Ariana, meus exemplos de vida e razão por hoje estar aqui. Aos meus irmãos e sobrinhos, pelo apoio, incentivo e por todos os momentos de convívio e descontração. Ao Departamento de Química, em especial ao Programa de Pós-graduação, pela oportunidade. A CAPEs e a Fundação Araucária pela concessão de bolsa de estudos. Ao Prof. Dr. Nilson Evelázio de Souza, pelo previlégio desua orientação, meu exemplo de determinação e perseverança para alcançar objetivos na vida. Ao Prof. Dr. Jesuí Virgílio Visentainer, pelos conhecimentos compartilhados. A Profa. Dra. Helena Shizuko Nakatani pela amizade e auxílio durante todo o trabalho. Ao Prof. Dr. Willian Ferreira da Costa pela amizade e sugestões no trabalho. Ao Prof. Dr. Makoto Matsushita e a Profa. Dra. Sandra pela amizade epelo empréstimo de livros. Ao técnico Dirceu Batista pela amizade, convivência e auxílio na operação do cromatógrafo. Ao técnico Ariovaldo pela amizade e incentivo diante das dificuldades. Aos técnicos André e Airton pela paciência e prestatividade diante de tantos empréstimos de materiais e reagentes. Aos amigos que já concluíram esta etapa: Roseli, Flávia, Walber, Clayton e Adriana pela...
tracking img