Projeto psicopedagogico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1013 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO


1 TEMA: redigir de maneira clara, precisa e objetiva, não se esquecendo, porém, de sua delimitação

2 PROBLEMA

Aqui, na problematização, deve-se fazer uma contextualização e terminar com apenas um questionamento: a pergunta de pesquisa.

3 JUSTIFICATIVA

Neste item deve-se descrever a importância do estudo, qual a contribuição do mesmo para aciência, para uma profissão. Qual é a relevância do mesmo.

OS OBJETIVOS PRECISAM SER REVISTOS.



4 OBJETIVOS Devemos tomar cuidado para não confundirmos procedimentos operacionais, pois esses, não são possíveis de ser atingido em uma pesquisa acadêmica.

Neste intervalo não se deve escrever nada. É apenas uma abertura de item

4.1 OBJETIVO GERAL

O objetivo geral estáintimamente ligado ao problema de pesquisa. Grosso modo podemos dizer que, na maioria das vezes, basta retirarmos a interrogação da nossa pergunta e acrescentarmos um verbo no infinitivo na frente da frase.

4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

É o desdobramento do objetivo geral. Quais os passos devem ser realizados para que consiga atingi-lo.

Ao se redigir os objetivos devem-se levar em consideraçãoque eles sempre devem ser iniciados com verbos no infinitivo e os objetivos possíveis de serem alcançados em uma pesquisa acadêmica ficam mais em torno de:

Caracterizar.....

Identificar.....

Descrever.....

Analisar....

Identificar......

Cada objetivo só deve ter um único verbo no infinitivo e são escritos em uma única frase



5 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA



A fundamentaçãoteórica não é a descrição pontual do que se pretende estudar, mas sim, a discussão do assunto que pesquisados à luz do referencial teórico. Assim, devem-se apresentar idéias já discutidas por teóricos, quer na íntegra ou parafraseadas. É necessário citar a fonte apresentando: autor, data e número da página de onde foi retirada a idéia do autor.



6 METODOLOGIA

Aqui se deve detalhar o tipo depesquisa que será realizada e como a mesma será feita, por exemplo, pesquisa bibliográfica.... de que maneira... pesquisa de campo ainda, descrever os instrumentos de coleta de dados (questionário, formulário, entrevista, observação, ...), pois cada um têm características e formas  próprias e   devem estar  de acordo com o problema e os objetivos da pesquisa.



7 CRONOGRAMA

Aqui elaboreem forma de quadro as etapas da pesquisa e quando as mesmas serão realizadas.



REFERÊNCIAS

Nas Referências (não se usa mais a palavra bibliográficas) devem ser listadas conforme as normas da ABNT e, apenas, os autores citados no texto e vice-versa, todos os autores mencionados no texto devem constar nas referências. Não se deve esquecer que as mesmas devem aparecer em ordem alfabética.Tão logo faça o projeto, encaminhe para a leitura eu terei imenso prazer em orientá-la

Abraços

Profª Leo










CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM

PSICOPEDAGOGIA















QUESTOES RACIAIS NAS ESCOLAS:

PERCEPÇOES E INTERAÇÕES

INTERRACIAIS









MARCIO DE MORAES DOS PRAZERES











BELO HORIZONTE MG

2010QUESTÕES RACIAIS NA ESCOLA: IDENTIDADES, PERCEPÇÕES E
INTERAÇÕES INTERRACIAIS

INTRODUÇÃO

O posicionamento das pessoas sobre as questões raciais é aprendido e internalizado desde cedo, ainda na infância, nos espaços de relações sociais como a família e a escola. O que a literatura tem evidenciado é que instituições como a escola podem servir à reprodução de preconceitos ediscriminações raciais, acabando por prejudicar a mobilidade educacional e social de crianças e jovens negros. Além disso, nem sempre as escolas estão atentas ao importante papel do clima escolar e das relações sociais para o desempenho escolar em 2012, segundo dados do SISS – Sistema Interno do Serviço Social, 51% dos alunos se consideravam da cor parda e 10,7% da cor negra, e apenas 33,1% dos alunos se...
tracking img