psicopedagoogia

1124 palavras 5 páginas
A Psicopedagogia é uma área de atuação profissional que, busca da identidade e que requer uma formação de nível interdisciplinar, o que já é sugerido no próprio termo Psicopedagogia, ou seja, a psicopedagogia refere-se a um saber existencial, às condições subjetivas e relacionais, especialmente à família e à escola.
Dessa forma, o conhecimento psicopedagógico avalia as possibilidades do sujeito, sua disponibilidade afetiva de saber, ser e de fazer, reconhecendo que esse saber é inerente ao saber humano e aprofundando conhecimento que lhe contribui aprendizagem e também, em nível mais amplo, na melhoria da qualidade de ensino.
A Psicopedagogia trabalha e estuda a aprendizagem nos setores psicopedagógicos transformando a realidade escolar, vivenciando momentos históricos atuais em busca de adequar a escola às demandas da sociedade, incentivando a implantação de projetos que estimulem a autonomia de professores, alunos; bem como o trabalho do psicopedagogo na instituição escolar enquanto prevenção e socialização dos conhecimentos.
A psicopedagogia visa trabalhar com a aprendizagem humana. O tema aprendizagem é bastante complexo e é de grande importância lembrar que a concepção do termo é resultado de uma visão de homem e, em razão disso, acontece a práxis psicopedagógica. Tem por objetode estudo as características da aprendizagem humana, principalmente o aprendizado, bem como o tratamento e prevenção das dificuldades na aprendizagem.
No tocante a prevenção ou ao tratamento das dificuldades de aprendizagem, é possível alegar que o psicopedagogo pode atuar de maneira preventiva ou curativa. Como preventiva esta se apresenta com o compromisso de evitar dificuldade de aprendizagem, ou seja, ensinar e aprender.
Já no tocante a forma de atuação curativa é conduzir um método que favorece a readaptação pedagógica do sujeito, uma vez que auxiliará o mesmo a adquirir conhecimento, desenvolvendo a sua personalidade enfatizando a relação que ele possa ter com a aprendizagem.

Relacionados