M.fluidos

326 palavras 2 páginas
EXERCÍCIOS

1.8 - Página 13
O dispositivo da figura é constituído de dois pistões de mesmas dimensões geométricas que se deslocam em dois cilindros de mesmas dimensões. Entre os pistões e os cilindros existe um lubrificante de viscosidade dinâmica 10-2N.s/m2. O peso especifico do pistão (1) é 20.000N/m3. Qual o peso especifico do pistão (2) para que o conjunto se desloque na direção indicada com uma velocidade de 2m/s constante? Desprezar o atrito na corda e nas roldanas.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Resp.: γ2=16.800N/m3.
1.9 - Página 13
O eixo da figura, ao girar, provoca a rotação do tambor. Este enrola a corda, que levanta um peso de 10 N com uma velocidade constante de 0,5m/s. O fluido existente entre o eixo eo tambor tem µ = 0,1 N.s/m2 e apresenta um diagrama linear de velocidade.

Relacionados

  • Viscosidade
    697 palavras | 3 páginas