Projeto-aids

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1648 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 JUSTIFICATIVA

A falta de informação é ainda uma das causas para o aumento da AIDS no mundo. Apesar de Campanhas Educativas realizadas com freqüência pelo Ministério da Saúde e Secretarias de Saúde de município brasileiros, ainda sim, muitas mulheres não compreendem que o uso da camisinha não é sóapenas evitar uma gravidez indesejada, mas vai muito além que isso, como por exemplo, evitar que se torne um soro positivo. Muitas mulheres ainda sentem dificuldades em dialogar com o parceiro e não exigem o uso do preservativo.
Por isso, muitas vezes são os próprios maridos que contaminam suas mulheres com doenças sexualmente transmissíveis e até mesmo a AIDS, pois a mesma tem que continuarmerecendo atenção e prevenção. Não é só apenas distribuir preservativos, tem que ensinar a população a usar. Hoje para cada homem infectado, existem duas mulheres infectadas e isso preocupa muito as autoridades.
Profissionais da Saúde e Assistência Social do município de São Domingos-MA, por exemplo, devem estar preparados para atenderem as questões sociais dos portadores do vírus HIV e para issorequer treinamentos e capacitações. A execução de trabalhos de atendimento ao público, com orientações, serviços, palestras, entrega de panfletos e preservativos pode ajudar muito na prevenção da doença no município, além, de acompanhamentos psico-social com oficinas de motivações e planejamentos de programas sociais para portadores da doença, apresentando assim resultados positivos para omunicípio.
Devido esse alto índice de AIDS em mulheres no mundo, houve um despertar de minha parte em saber como anda a realidade do município onde moro: São Domingos do Maranhão, tanto no que se fala de prevenção quanto em acompanhamentos para portadores da doença.





2 OBJETIVOS

2.1 Geral
Analisar o aumento de AIDS em mulheres com a faixa etária de 14 a 30 anos no município deSão Domingos do Maranhão no ano de 2010 a 2011.

2.2 Específicos
* Identificar os casos no município de São Domingos do Maranhão;
* Propor oficinas para conscientização da doença para a população do município;
* Planejar um programa de políticas públicas para portadores de HIV.













2 HIPÓTESE

Baseado no levantamento identificado paraevitar o aumento de AIDS em mulheres no município, será necessário a implantação de equipes de profissionais compostos por Médicos, Enfermeiros, Agentes Comunitários de Saúde - ACS, Assistentes Sociais e Psicólogos para realização de palestras, entregas de preservativos e atividades sócio-educativas, além de acompanhamentos domiciliares aos portadores da doença.3 REFERENCIAL TEÓRICO

Apesar de muitos avanços, o mundo está perdendo a guerra contra a AIDS. E os países de baixa renda e alto índice de analfabetismo são os mais afetados. Na opinião de alguns especialistas, existem muitos fatores que levam o aumento da AIDS no mundo, mas eles acreditam que a mídia e os próprios governos não apostam em informação eeducação preventiva em relação à doença. No Brasil, por exemplo, o número de campanhas para o uso de preservativo e cuidados com a doença caiu bastante, sendo focada apenas no carnaval.
Mas, e o resto do ano? A AIDS não existe? Segundo Pedro (2006), “embora o país tenha alcançado importantes resultados contra a doença e seu Programa Nacional de Combate a AIDS seja referência inclusive noexterior, é importante observar estas questões”, portanto, não podemos dizer que a AIDS está sob controle, pois, existem lugares onde está a cada dia se alastrando. Segundo Sousa (2006), “a AIDS mantêm o padrão geral das doenças infecciosas. Acomete os pobres e aqueles que têm menos acesso à educação e à informação”.
De acordo com dados da UNAIDS (Programa Conjunto das Nações Unidas sobre...
tracking img