Projeto pro letramento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1522 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Pró Letramento
Programa de Formação Continuada dos Anos/Séries Iniciais do Ensino Fundamental

AUTOBIOGRAFIA: AUTORETRATO

Professora: Maria Verônica Pastor de Melo
Tutora: Maria Elma Alencar

Garanhuns – PE
Dezembro 2012
INTRODUÇÃO
A eficiência da prática da escrita é o resultado de um processo e depende de atividades escritas constantes que concretizem alguns pressupostos básicos norteadores deum caminho percorrido durante anos.
Existem vários caminhos possíveis que podem conduzir gradativamente o aluno a adquirir o hábito e a habilidade de escrita. Porém, todos esses caminhos, exigem um compromisso não só de atos isolados de um professor e de outro, mas do corpo docente.
A proposta dos PCNs de fundamentar o ensino da língua materna nos gêneros do discurso trouxe uma série decontribuições significativas e relevantes na atividade de pesquisa, com o objetivo de descrever a diversidade de gêneros e encontrar sugestões didáticas de como trabalhá-los em sala de aula, no entanto, a prática pedagógica quanto à leitura e em especial quanto a produção de textos não sofreu alterações que possibilitassem uma melhora significativa nessas produções.
O aluno, seja do Ensino Fundamental, sejado Ensino Médio, continua apresentando sérias dificuldades na produção de textos. Pensando assim, toda escola deveria ter um projeto para a escrita, sem o qual todo trabalho de produção poderá ficar comprometido.
O projeto foi realizado na Escola Municipal Silvino Almeida de Oliveira, numa turma de 1º ano do Ensino Fundamental I,que possui 23 alunos onde a maior parte da turma vem diretamente decasa, ou seja, não são alfabetizados,portanto, esse é o primeiro contato com a escola.

OBJETIVOS
GERAL:
●Conduzir o aluno a se tornar um eficiente produtor de textos na vida pessoal, social e cultural.
●Incentivar o aluno a ler e escrever diferentes gêneros textuais;
●Orientar o aluno para que ele possa planejar, escrever, revisar e reescrever um texto.
ESPECÍFICOS
●Desenvolver habilidades paraleitura individual e coletiva;
●Manter com o grupo um intercâmbio de informações pessoais;
●Pensar e falar sobre si próprio;
●Desenvolver a expressão oral;
●expressar-se criativamente por meio de desenho,
●Escrever um texto (com ajuda do professor) sobre a própria vida (autoretrato).

JUSTIFICATIVA
Na visão de Bakhtin de que toda a nossa produção linguística, oral ou escrita, se manifesta sempre emum gênero textual: “O querer-dizer do locutor se realiza acima de tudo na escolha de um gênero do discurso”, o projeto foi dividido em etapas.
A produção de textos pretende oferecer ao aluno um objetivo claro de que seu trabalho de criação resultará em um produto que será construído por ele e por seus colegas e ficará exposto no cantinho da leitura na sala de aula.
Além de a produção de textosculminarem na elaboração de um produto final, o projeto servirá para orientar o aluno a compreender as várias etapas da produção de um texto.
É importante que o aluno não somente se preocupe com o que escreve, mas, sobretudo como escreve. Saber planejar o texto, ter a disponibilidade de, junto ao professor, riscar, acrescentar, substituir palavras ou frases são requisitos importantes na elaboraçãoe reelaboração de seu texto, orientando o aluno a assumir um papel ativo na composição do próprio texto.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A escrita autobiográfica parece ser positiva, pois, o aluno parte de dados que compõem a própria realidade. Ele fala, portanto, de algo que conhece e vive. Além disso, ao falar sobre sis mesmo, tem oportunidade de expor suas emoções e refletir sobre o que faz e o quesente, possibilitando uma autoanálise. Pode-se acrescentar, também, que a escrita autobiográfica permite ao professor conhecer melhor o próprio aluno. Por último, deve-se destacar que vem ao encontro de uma forma natural de comunicação linguística da criança, que, ao falar, emprega com maior frequência a primeira pessoa.
Este projeto encontra caminhos em várias vertentes. Na parte teórica,...
tracking img