143891020221

4565 palavras 19 páginas
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CURSO DE PEDAGOGIA
DISCIPLINA: Competências Profissionais
Prof° Ma. GILSE T. LAZZARI PEROSA

ATPS – RELATÓRIO FINAL DE UM PROJETO DE ENSINO DE LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO PAUTADO EM EDUCAÇÃO LÚDICA

ITACARAMBI – MG
2013
ATPS – RELATÓRIO FINAL DE UM PROJETO DE ENSINO DE LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO PAUTADO EM EDUCAÇÃO LÚDICA

Apresentação:

A Escola Estadual Presidente Tancredo de Almeida está acordada à legislação vigente no que diz respeito à organização curricular. Apresenta uma base comum e uma parte diversificada, atendendo, dessa forma, às exigências da comunidade escolar local.
Atende ao Ensino Fundamental completo, e diagnosticou neste ano, crianças do 3º ano, séries iniciais com dificuldade de leitura.
Então a equipe pedagógica juntamente com professores desta modalidade de ensino elaboraram um relatório final advindo de um projeto de ensino de letramento e alfabetização, enfatizando a educação lúdica.
A importância das atividades lúdicas na alfabetização, visto que jogos e brincadeiras são essenciais na construção de uma aprendizagem significativa e isso em qualquer fase escolar. Pretende-se comprovar que a utilização de jogos e brincadeiras em sala de aula contribui para formação de atitudes sociais como respeito mútuo, cooperação, relação social e interação, auxiliando na construção do conhecimento. Sabe-se que a criança caracteriza-se principalmente pela sua criatividade, pelo fascínio das descobertas, das atividades e situações diferentes, enfim, possui extremo interesse pelo novo, pelo palpável e por tudo o que é no concreto. Assim o processo de aprendizagem na alfabetização e letramento torna-se prazeroso, fácil e dinâmico.
Sabemos que o Letramento é uma tradução para o português da palavra inglesa “literacy” que pode ser traduzida como a condição de ser letrado. Um indivíduo alfabetizado não é necessariamente um indivíduo

Relacionados