Projeto pli

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1037 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CURSO: PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA

MÓDULO: PLI – Programa do Livro
TUTORA: Marineide

Projeto: Alunos conscientizados, livros conservados.

Cursistas: Fernanda Rodrigues
Marlene Maria

Minaçu,GO
JUNHO/2012

Conversando com professores e gestores de algumas escolas, nota-se a diferença de atitudes e de conhecimento no que se diz respeito aos programas do livro.Existem relatos de vários aspectos positivos que vem contribuindo imensamente para o desenvolvimento educacional, entre eles foram citados a distribuição de livros aos alunos do ensino médio, que até pouco tempo as escolas públicas não tinha acesso. Existe também o conforto de se ter os livros sempre no início do ano letivo. Os programas do livro quando bem realizado promove a formação de um cidadãoautônomo e consciente a diversos aspectos do meio social. Uma vez que todos os alunos tenha o livro, facilita o trabalho e o aprendizado. Os professores ressaltaram a vantagem de receber em mãos as opções de livros a serem adotados, agilizando assim o processo de escolha e distribuição.
Entretanto alguns profissionais apontam pontos negativos como: livros que não se encaixa na planilha deconteúdos exigida pela secretaria estadual e municipal de educação; Nem sempre vêm os livros escolhidos; Encontra-se também dificuldade de entrega dos livros por parte dos alunos; Quanto a distribuição nem sempre é satisfatória, pois quando se pede o remanejamento os livros sempre vem de coleções diferentes. Há a dificuldade de informação por parte de professores e gestores; Nem sempre sabem a quemrecorrer quando precisam repor alguns livros. Poucos professores citaram o portal da secretaria de educação como fonte de remanejamento de livros. A falta de informação e de interesse também faz com que faltem os materiais em braile para os alunos com deficiência visual.
Observamos que ainda há resistência quanto à conservação e devolução dos livros utilizados. Sejam quanto ao livro didático,dicionários, livros de literatura ou periódicos. É importante ressaltar que a maioria das respostas converge para a dificuldade em conscientizar os alunos de que o uso do livro não desobriga da responsabilidade em conservar o material que será de propriedade coletiva. Portanto, mesmo que haja a distribuição pelo MEC e a qualidade do material cuidadosamente escolhido pelos professores é preciso tomarmedidas para que estes livros sejam utilizados durante os três anos conforme proposta do Programa.
O Programa Nacional do Livro Didático – PNLD prevê que a durabilidade dos livros seja de três anos. O livro será repassado ao aluno para uso durante o período letivo, a título de cessão temporária, sendo que o aluno, pai ou responsável se obriga a devolvê-lo ao final de cada ano letivo. Para que estadurabilidade se efetive ressalta-se a necessidade, por meio da direção, da coordenação e dos professores de desenvolver ações que estimulem a conservação e a devolução, conscientizando e envolvendo alunos, pais e comunidade escolar para garantir que os livros sejam conservados e assim possam ser devolvidos em bom estado no final do ano letivo e para que não haja falta de livros nos anossequentes para os alunos que necessitarão utiliza-los. Esta é uma excelente oportunidade para que o aluno entenda o que é e para que se deva regulamentar o uso do patrimônio público que seus direitos sobre os livros terminam quando começam os dos demais colegas. O bom manejo do livro didático envolve a aprendizagem e o exercício da ética necessária ao convívio social e a construção da cidadania. Cuidardo livro, ajudar a conservá-lo e, ainda aprender o sentido da preservação do patrimônio público só será possível quando os alunos perceberem que livros são alimentos riquíssimos para a formação da personalidade, para a cristalização do saber, para a calcificação da autoestima e, o melhor são perecíveis e, não só podem, mas devem ser mantidos e usados com grande frequência, mas com cuidado e...
tracking img