Marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1271 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MARKETING

Evolução histórica do Marketing (pesquisa, planejamento)
Em termos de Brasil, entre as décadas de 50 e 60 a ideia de Marketing estava associada a vendas. (Havia pequena concorrência, por isso, não havia necessidade de conhecimento de Marketing, nem de desenvolvimento do produto.)
Entre as décadas de 60 e 70, o Marketing começa a ter uma evolução estrutural, começando a levar emconta outros aspectos que não somente vendas. Vale ressaltar que a concorrência empresarial ainda é desprezível. (Era Industrial, pequena escala)
No período de 70 e 80, a competição entre as empresas ainda não é relevante. O Marketing evolui, pois a modernização dos procedimentos empresariais faz-se presente. Ex: os produtos não tinham validade. (passam a ter validade, o que trouxe um diferencialpara os produtos)
Dai pra frente, com as variações da economia brasileira, com seus altos e baixos, o Marketing começa a crescer, pois o empresário perceberá, que a pesquisa, o planejamento e as estratégias serão fundamentais para a manutenção de sua empresa. (Década de 90, para melhorar as vendas)
Com a estabilidade econômica do país, o Marketing assume um papel relevante nas relações comerciais,pois a concorrência entre mercados, a luta pra manter um produto de boa qualidade e com preço acessível, tornar-se á decisiva para o sucesso das empresas. O Marketing encontra-se presente em vários setores da vida. Podemos, por exemplo, falar do Marketing pessoal.
O Marketing pessoal preocupa-se com a postura individual, a qual projetará para a sociedade o que se quer demonstrar através deatitudes de ordem estritamente pessoal. A pontualidade, a disciplina, e a boa educação são exemplos do tema aqui abordados. Vejamos:
Para ser pontual é importante o uso de agenda, pois os compromissos devem ser listados dentro dos devidos horários. Isto é importante, pois sem agenda, o indivíduo, tentando memorizar seus compromissos na cabeça não terá êxito em tal empreitada.
A boa educação, segundovários especialistas no assunto dizem que ter educação “abre portas”. Ninguém gosta de ser tratado com desrespeito. No mundo individualista em que vivemos, quem não gosta de ouvir um “muito obrigado”, um “boa tarde”, e assim por diante.
É público e notório, que empresas de recrutamento e seleção têm observado muito este item. A postura e a fala também são decisivos para um bom emprego.
Marketingestratégico
Como sabemos a estratégia vem da arte militar. Ter estratégia é traçar o melhor caminho para se obter êxito. Na atividade militar, a estratégia é apautada em atacar o inimigo, conquistar seu território, tudo isso após um estudo minucioso, para verificar as vulnerabilidades opostas, e através dos flancos, atingir seu objetivo.
No Marketing, a estratégia será construída após cuidadosoplanejamento, visando conquistar um mercado e satisfazendo o cliente.
Para que tal ocorra, é importante saber, que mercados são os objetivos; verificar a concorrência e conhecer o desejo do cliente.

Ambiente externo das organizações
Quem atua no Marketing, deve estar atento a 3 aspectos: Modismo, Tendência e Megatendência.
1- Modismo: é algo passageiro, transitório. Para um empresa terlucro neste contexto, obviamente tem de ter sorte, pois o fenômeno é tão rápido, que ter lucro ou não será sempre uma incógnita.
A empresa pode investir dinheiro em um produto, o qual, rapidamente os clientes podem perder o interesse. Por outro lado, o empresário pode ter sorte, e ter lucro em um produto que rapidamente será abandonado pelo cliente. O grande problema é o investimento maciço em umproduto, que em pouco tempo é desprezado pelo mercado. Ex.: Tamagoshi.

2- Tendência: é uma atitude mais duradoura. (vem pra ficar) Temos como exemplo a atividade física, a qual, nos últimos tempos tem atraído mais pessoas. Juntamente com a prática de esportes temos aspectos ligados a roupas esportivas, equipamentos, bem como alimentação mais saudável. A preocupação com o corpo e a saúde...
tracking img