Projeto PLi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1326 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de agosto de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O Projeto Conservação do Livro Didático é mais uma atividade didática promovida com o propósito de favorecer o processo de conscientização da importância do livro didático, ressaltando que nenhum livro tem período ou momento exato para ser usado sendo portanto necessário e impreterível sua conservação.
Livros são alimentos riquíssimos para a formação da personalidade, para a cristalização dosaber, para a calcificação da auto-estima e, o melhor, não são perecíveis, não só podem, mas devem ser mantidos e usados com grande freqüência.
A história do livro didático foi, em sua origem, assim como a escola, destinado às pessoas de posses. Com o passar do tempo foi popularizando-se. Ao ponto de hoje o Programa Nacional do Livro Didático atingir toda a rede pública brasileira. No entanto,percebemos cada vez mais o descuido por parte dos alunos com este material. Logo, faz-se necessário um trabalho de conscientização à comunidade escolar sobre a importância de conservar este recurso educacional cuja matéria prima provém do meio ambiente.
O Programa Nacional do Livro para o Ensino Médio iniciou-se em 2004, pela
Resolução nº 38 do FNDE e visa a universalização de livros. Aprincípio foram atendidos mais de 1 milhão de educandos da 1ª série do Ensino Médio nas regiões Norte e Nordeste, em 2005, as demais séries e regiões do Brasil também foram atendidas. Já em 2008, foram incluídas as disciplinas de geografia e física para serem utilizadas em 2009, completando assim, segundo o Ministério da Educação, a universalização do atendimento do ensino médio. Foram investidos R$ 221milhões. Com relação ao PNLA (Programa Nacional do Livro Didático para Alfabetização de Jovens e Adultos), de acordo com o FNDE, "foi criado pela Resolução nº 18, de 24 de abril de 2007, para distribuição, a título de doação, de obras didáticas às entidades parceiras, com vistas à alfabetização e à escolarização de pessoas com idade de 15 anos ou mais" para a execução das ações do Programa BrasilAlfabetizado, quer umprir o Plano Nacional de Educação, que prevê a erradicação do analfabetismo e o progressivo atendimento a jovens e adultos no primeiro segmento de Educação de Jovens e Adultos até 2011.
O Plano Nacional do Livro Didático, tamanha sua proporção tanto no aspecto de distribuição de livros, quanto a todas as suas esferas de organização e história, merece uma discussão singular,pois trata-se segundo Hofling (2000), também de uma estratégia de apoio à política educacional implementada pelo Estado brasileiro na perspectiva de suprir uma demanda de caráter obrigatório, sugerida pelo artigo 208 da Constituição Federal, exatamente ao mencionar o atendimento ao educando no Ensino Fundamental, através de Programas suplementares de material didático, transporte, alimentação, etambém assistência à saúde.

O programa do livro didático a cada ano que se passa vem se aperfeiçoando e aumentando a sua contribuição para a melhoria da qualidade do ensino e incentivando a leitura de alunos, de professores e visando a formação cidadã.
E ao realizarmos uma pesquisa em uma das escolas da nossa comunidade, tivemos a oportunidade de conversarmos com os gestores, professores ealunos a respeito dos programas do livro didático, eles relataram vários aspectos positivos que vem contribuindo imensamente para o desenvolvimento educacional, entre eles podemos citar a distribuição de livros aos alunos, abrangendo do 6º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio, promovendo o contato dos alunos com o livro desde os anos iniciais fazendo com que se tornem leitorescríticos, reflexivos e com conhecimentos significativos fundamentais para a formação de um cidadão autônomo e consciente a diversos aspectos do meio social.
Os professores ressaltaram que os livros oferecem subsídios e facilita na prática pedagógica, como também possibilita ao educando uma melhoria no seu desenvolvimento intelectual e possibilitando uma melhor compreensão dos conteúdos trabalhados...
tracking img