Projeto petrobras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2709 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
APRESENTAÇÃO DE PETROBRAS

A Petrobras - Petróleo Brasileiro S/A é uma empresa de capital aberto (sociedade anônima), cujo acionista majoritário é o Governo do Brasil (União). É, portanto, uma empresa estatal de economia mista. Fundada em 3 de outubro de 1953 e sediada no Rio de Janeiro, opera hoje em 28 países, no segmento de energia, prioritariamente nas áreas de exploração, produção, refino,comercialização e transporte de petróleo e seus derivados, no Brasil e no exterior. Seu lema atual é "Uma empresa integrada de energia que atua com responsabilidade social e ambiental".

A empresa está em segundo lugar no ranking das maiores petrolíferas de capital aberto do mundo. Em valor de mercado, é a segunda maior empresa do continente americano e a quarta maior do mundo, no anode 2010. Em Setembro de 2010, passou a ser a segunda maior empresa de energia do mundo, sempre em termos de valor de mercado, segundo dados da Bloomberg e da Agencia Brasil.

Historia da Empresa

Fundada no dia 3 de outubro de 1953 pelo então presidente Getúlio Vargas, com a edição da Lei Nº 2.004, a criação da Petrobras foi formalizada. Suas atividades foram iniciadas com o acervo recebido do antigoConselho Nacional do Petróleo (CNP), que manteve sua função fiscalizadora sobre o setor.

As operações de exploração e produção de petróleo, bem como as demais atividades ligadas ao setor de petróleo, gás natural e derivados, à exceção da distribuição atacadista e da revenda no varejo pelos postos de abastecimento, foram conduzidas pela Petrobras de 1954 a 1997. Durante esse período, a Petrobrastornou-se líder em comercialização de derivados no país.

No dia 21 de abril de 2006, o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu início à produção da plataforma P-50, no Campo de Albacora Leste, na Bacia de Campos. Nesta época, após 53 anos de operação e trabalho da empresa, o Brasil chegou a atingir uma temporária auto-suficiência em petróleo (posteriormente perdida devido ao aumento de consumo).Além das atividades da holding, o Sistema Petrobras inclui subsidiárias - empresas independentes com diretorias próprias, interligadas à sede. Além disso, há o Centro de Pesquisas Leopoldo Américo Miguez de Mello (CENPES), em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que adquiriu renome internacional nos últimos anos pelas tecnologias que desenvolve.





Exploraçãode petróleo em águas profundas


Petrobras é referência internacional na exploração de petróleo em águas profundas, para a qual desenvolveu tecnologia própria, pioneira no mundo, sendo a líder mundial deste setor. O seu projeto Roncador recebeu, em março de 2001, o "Distinguished Achievement Award - OTC'2001", tornando-se uma referência tecnológica para o mundo do petróleo e confirmando aliderança da Petrobras em águas profundas


Em 2007 a Petrobras manteve o recorde mundial de profundidade em perfuração no mar, com um poço em lâmina d'água de 2777 metros. A Petrobras exporta tecnologia de exploração em águas profundas para vários países.


Dados Corporativos

▪ Laboratórios - 226 
▪ Exploração - 63 sondas de perfuração (Terra e Mar)
▪ Reservas - 11,19 bilhões de barris deóleo e gás equivalente
▪ Poços Produtores - 13 174
▪ Plataformas de produção em operação - 113
▪ Produção Diária – 2. 121. 584 barris por dia e 58,7 milhões m3 de gás natural (média de dezembro de 2010)
▪ Dutos - 25 197 km
▪ Frota de Navios - 189 (54 de propriedade da Petrobras)
▪ Postos de Combustível - 7000 (incluindo Ipiranga)

Empresas do Grupo 
▪ Petrobras Distribuidora S/A- BR, atua na distribuição de derivados de petróleo;
▪ Petrobras Energía Participaciones S.A.
▪ Petrobras Química S/A - PETROQUISA, que atua na indústria petroquímica;
▪ Petrobras Gás S/A - GASPETRO, subsidiária responsável pela comercialização do gás natural nacional e importado
▪ Petrobras Transporte S/A (TRANSPETRO), sua finalidade é operar a rede de transportes.
▪ Downstream...
tracking img