Projeto polen - petrobras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2072 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PROJETO POLEN – PETROBRAS
PROJECT POLLEN – PETROBRAS
RESUMO

Este trabalho se insere no contexto de um projeto de EA (educação ambiental), fruto de uma medida mitigadora para o licenciamento ambiental de atividades de exploração e produção de petróleo e gás. A proposta geral foi elaborada pelo NUPEM/UFRJ e aprimorada em discussões conjuntas com técnicos da PETROBRAS e do IBAMA.O seuobjetivo é estimular a participação de diferentes grupos sociais nos processos de tomada de decisão sobre os usos dos ambientes naturais e construídos na região. Este processo busca a sensibilização para questões socioambientais, fazendo com que os diferentes grupos possam construir conhecimentos fundamentais para o manejo racional.

Palavras – Chaves: Educação ambiental. Participação social.Manejo racional.


ABSTRATC

This work is in the context of a project EA (environmental education), the result of a mitigation measure for the environmental licensing of exploration and production of oil and gas. The proposal was prepared by the general NUPEM / UFRJ and improved in joint discussions with technicians and PETROBRAS IBAMA.O your goal is to stimulate the participation of differentsocial groups in the processes of decision making about the use of natural and built environments in the region. This process seeks to raise awareness of environmental issues, so that different people can build fundamental knowledge for the rational management.

Key – Words: Environmental education. Social participation. Rational management.

INTRODUÇÃO

O Projeto Pólen é um projeto deformação de recursos humanos em Educação Ambiental no processo de gestão. Como parte fundamental da proposta do projeto e contando com o apoio das prefeituras, implementamos (sob a liderança dos cursistas), Polos de Educação Ambiental nos municípios.Os Polos de Educação Ambiental (EA) de São João da Barra, Campos dos Goytacazes e São Francisco de Itabapoana (RJ), os quais encaminham este documento,fazem parte do Projeto Pólen. O projeto possui como área de abrangência treze municípios da Região dos Lagos e Norte-Fluminense (RJ) – Saquarema, Araruama, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Armação dos Búzios, Casimiro de Abreu, Rio das Ostras, Macaé, Carapebus, Quissamã, Campos dos Goytacazes, São João da Barra e São Francisco do Itabapoana. O projeto ocorre em três fases: diagnóstico, cursos deformação e implantação dos polos e a terceira fase que é a de execução dos projetos nos polos.Tal Projeto é uma condicionante do licenciamento ambiental para realização de atividades de exploração e produção de petróleo e gás (P&G) da PETROBRAS e tem como foco a ação na mitigação dos impactos causados por tais atividades na Bacia de Campos. O seu objetivo é estimular a participação de diferentes grupossociais nos processos de tomada de decisão sobre os usos dos ambientes naturais e construídos na região. Para atingir seu objetivo, o projeto realizou cursos de formação e implantou espaços de discussão de EA em cada município em que o projeto se desenvolve1. Esses espaços são denominados polos de EA que contam com profissionais capacitados para o desenvolvimento de projetos de EA no contexto dolicenciamento ambiental.







OBJETIVO

Considera-se como objetivos vigentes do projeto:
• Realizar mapeamento das áreas de manguezais com a finalidade de detectar locais de lançamento de efluentes. Diagnosticando-se lançamento, submeter amostragem à análise visando verificação de suas características e se as mesmas estão enquadradas nos limites determinados na legislação vigente.• Divulgar os estudos existentes quanto à alteração no regime de bacias, especialmente, por barragens e drenagens bem como promover condições para a complementação da pesquisa quando necessário;
• Realizar parcerias com as instituições de pesquisas para compilar estudos existentes sobre a fauna e a flora de toda a extensão dos manguezais da região Norte Fluminense e se necessário apoiar a...
tracking img