Projetos da petrobras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1286 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
QUÍMICA

PETROBRÁS
Projetos Sustentáveis

Química 2.1

São Leopoldo, maio de 2011

RESUMO

SUMÁRIO

Introdução 04

Projetos sustentáveis da Petrobras 05
Biomapas 06
Golfinho-rotador Preservação do comportamento 07
Mata Atlântica Conhecer para preservar 07
Coral Vivo Conservação no fundo do mar 08
Peixe-Boi Marinho 08

Conclusão 09

Introdução

Projetos sustentáveis daPetrobras

Mas será que é possível explorar e produzir petróleo com respeito ao meio ambiente? A Petrobras prova que sim. Além de apoiar projetos ambientais – de 2003 a 2008, o Programa Petrobras Ambiental investiu mais de R$ 210 milhões – são os primeiros a dar exemplos de ações sustentáveis.
O foco é a ecoeficiência.,Não basta produzir, refinar e distribuir petróleo dentro dos mais rigorosospadrões de segurança. Com a utilização racional de água e energia, e a menor geração possível de efluentes, resíduos e emissões em todas as unidades, reduz o impacto no meio ambiente e reforça o compromisso com a busca da excelência nas operações.
A Refinaria de Capuava (Recap), em São Paulo, é um exemplo concreto de reuso de água: ela é a primeira unidade com descarte zero de efluentes. Tem aquase totalidade das unidades no Brasil e no exterior certificadas em conformidade com as normas ISO 14001 (relativa do meio ambiente) e BS 8800 (relativa a segurança e saúde).
O Limite Máximo Admissível (LMA) para a geração de resíduos sólidos perigosos nos processos é outra ação prática de responsabilidade ambiental, além do monitoramento das emissões atmosféricas. De 2008 a 2015, a meta é evitar aemissão de 29,7 milhões de toneladas de CO2.
Os Centros de Defesa Ambiental (CDAs) também fazem parte do compromisso com a segurança ambiental, pois garantem máxima proteção às unidades operacionais em caso de emergência. Localizados em pontos estratégicos de operação, os CDAs complementam os planos de contingência locais já existentes nos terminais, refinarias e demais unidades da Companhia.Biomapas

Biodiversidade na província petrolífera de Urucu

Em mais de vinte anos de produção na Amazônia, a Petrobras tornou-se referência em responsabilidade socioambiental, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida na região. Nesse cenário, considerado um santuário ecológico, construiram a base de operações, onde desenvolvem atividades de exploração e produção de petróleo e gásnatural, com foco na qualidade dos processos.
Estar presente em diversos ecossistemas, conhecer a riqueza de sua fauna e flora é uma oportunidade única que a Petrobras quer compartilhar. A experiência de mergulhar nestes ambientes, conhecer os animais e vegetais em sintonia com as pessoas ao seu redor, mostra que o compromisso com a biodiversidade também vem da admiração e respeito que tem porestes lugares.
Será que é possível explorar e produzir petróleo com respeito ao meio ambiente? É provado que sim. Além de apoiar projetos ambientais, dão exemplos de ações sustentáveis nas atividades. Trabalham para minimizar impactos, formar parcerias, conhecer e mapear informações que muitas vezes não eram conhecidas. Compartilhar estes mapeamentos é uma forma de reforçar a paixão em confirmar ocompromisso de preservar o meio ambiente.

Golfinho-rotador Preservação do comportamento

A alta frequência de golfinhos-rotadores, a falta de conhecimento sobre estes animais e a preocupação com o crescimento desordenado do turismo náutico em Fernando de Noronha levaram à criação do Projeto Golfinho Rotador em 26 de março de 1990. O projeto é resultante da parceria entre o Centro MamíferosAquáticos, um centro de fauna especializado do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, e o Centro Golfinho Rotador, uma organização não governamental socioambiental de Fernando de Noronha. Desde 2001, o projeto é patrocinado pela Petrobras. A missão do Projeto Golfinho Rotador é utilizar a pesquisa científica sobre os golfinhos para preservar seu comportamento natural, conservar...
tracking img