Projeto pedagogico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1145 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MEIO AMBIENTE




Série: Pré-alfabetização Ano: 2012
Turma: Pré - I educação Infantil Faixa etária dos alunos: 04 anos
Instituição: Escola de Ensino Fundamental Helena Lisboa de Matos
Município: Santarém Estado: Para
Diretor da instituição: Luciano Freitas Oliveira
Período de estágio: 26/04/2012a 26/06/2012

CARACTERIZAÇÃO DA REALIDADE


A Escola de Ensino Fundamental Helena Lisboa de Matos está localizado à Rua Quixadá, S/N, Esperança– Santarém - Pará. Pertence a Rede Municipal de Ensino e é administrada pela Secretaria Municipal de Educação e Desporto, inscrita no MEC, sob o código 15012670, foi criada em 10 de março de 1976. Em 1977, sob a administração do prefeito Paulo ImbiribaLisboa e Teresinha Pena como secretária municipal de educação. Apos a construção a escola recebeu o nome “Helena Lisboa de Matos” em homenagem a irmã do Prefeito.
Neste mesmo ano já passara a funcionar em três turnos o que se perfaz até o momento. Em 1982 e 1989 na administração do Prefeito Ronan Liberal foi reformada e ampliada e deu-se início a modalidade Pré-escolar. Em 2 de fevereiro de2002 foi inaugurada pelo Prefeito Lira Maia. O novo prédio da escola foi construído em outro local, Rua Quixadá, S/N, Esperança.
Na atualidade tem como gestores o Professor Luciano Freitas Oliveira e a Professora Benedita Rodrigues Barbosa - como Vice Diretora, empossados por meio da lei de gestão democrática do município e efetivados pela comunidade escolar através de votação.
A estruturafísica esta construída em alvenaria possuindo 12 salas de aulas mais 02 salas adaptadas para a educação infantil totalizando 14 salas, 06 banheiros incluindo 02 destinados aos professores, uma secretaria, uma sala dos professores, uma sala do diretor, cozinha, área de serviço e uma quadra esportiva para a recreação e esportes dos alunos.
É uma escola pública de referência em qualidade de educação, quebusca cada vez melhor atender à comunidade num resgate à cidadania, como marco referencial além do conhecimento sistematizado. Desde 2008, a Escola de Ensino fundamental Helena Lisboa de Matos, vem traçando uma proposta pedagógica que contemple todas as expectativas dos segmentos que compõem esta unidade de ensino.
Inicialmente foi discutido com representantes da comunidade, alunos,professores, pessoal técnico-administrativo, servidores e pais/responsáveis no objetivo de colher informações sobre as expectativas destes em relação ao ensino, a escola e a sociedade.
A metodologia primeira era, por meio de um levantamento de opiniões do coletivo, pressupor as linhas que norteariam toda a ação educativa em busca de uma escola pública de qualidade.
Veiga afirma que a construção do PPP(Projeto Político Pedagógico) é dinâmica, exigida esforço coletivo e comprometimento. Acrescenta à autora que a sua elaboração não pode fica resumida á construção de documentos escritos por apenas uma equipe de pessoas. A construção coletiva é o que possibilita a sustentação e a legitimação do projeto. 2007 p. 93.
Portanto entre seus projetos e propostas estão inseridos algumas atividades como:
•Jogos, danças e gincanas – Educação Física;
• Atividades de teatro e música – Artes;
• História do colégio – Painéis – Fotos – História;
• Semana do Estudante;
• Formação do Grêmio;
• Semana do Meio ambiente;

- Participação dos estudantes na conservação e manutenção da escola através de:
• Horta escolar;
• Projeto Caça Talentos;
• Projeto jardinagem;
• Projeto Minha sala MaisBonita.
E tem como:
Visão: Ser uma escola de referencia em qualidade de ensino para a sociedade.
Filosofia: A escola tem concepção de uma educação como processo de socialização de conhecimentos e valores, proporcionando ao individuo princípio de amor ao ser humano e de respeito aos valores culturais, para integrá-los a sociedade.
Visão de Futuro: Seremos uma escola voltada para qualidade no...
tracking img