Projeto para planejamento de marketing de colégio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1329 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Plano de Ações de Marketing
Colégio Seriös

1

Ao Senhor Diretor Administrativo

Prezado Senhor, O mercado educacional de Brasília está atravessando um momento interessante em sua história. “O joio está sendo separado do trigo”, ou seja, estão se mantendo, se consolidando ou se expandindo os colégios sérios, com propostas educacionais sólidas, enraizadas em valores éticos e profissionaisinabaláveis, não dando mais espaço a instituições que não têm preocupações com sua atividade fim, com seus alunos, funcionários, fornecedores e clientes. Com isso, a concorrência se torna ainda mais acirrada e difícil, fazendo ter vantagens competitivas a Instituição que oferecer maiores diferenciais ao seu público alvo. Não é difícil constatar que o marketing traz grande parte desses diferenciaisà visão do público alvo. Com esses diferenciais em vista, apresento este breve planejamento de ações de marketing e respectivos custos estimados para campanha de matrículas do Colégio Seriös em Brasília. Em condições usuais, este é um trabalho realizado a longo prazo, fruto de um Planejamento de Marketing eficiente e que englobe as diversas áreas da Instituição, suas necessidades, pontos fortes,pontos fracos, pesquisas de opinião etc. Como estamos a pouco tempo do período de matrícula, este trabalho está sendo feito baseado em experiências anteriores que tive junto ao público alvo que o Colégio pretende atingir. Marketing é uma ferramenta que deve fazer parte do dia a dia de qualquer empresa, da mesma forma que outros instrumentos de administração, como Recursos Humanos, ouContabilidade. É importante destacar que as ações listadas neste Plano de Ação se referem às matrículas para 2012. Existem outras ações de marketing, mais duradouras e cotidianas, que também são fundamentais para esse destaque.

2

1.

Conjuntura

O Colégio Seriös está sendo criado e instalado em Brasília, com início de suas aulas previsto para o dia 15 de fevereiro de 2012, nas antigas instalações doColégio Galois, na 902 sul. O público alvo do Colégio é de classe AA, e a meta inicial para preenchimento de vagas é de 700 alunos. O Colégio abrangerá Educação Infantil e Ensino Fundamental I, o que limitará o corpo discente a alunos de 4 a 10 anos.

2.

Detalhamento

Nesse trabalho, pretendo fazer, a partir de análise do estudo de mercado feito para o Colégio, um plano de ações demarketing para o lançamento e campanha de matrículas para 2012. Serão sugeridas ações de marketing e publicidade direcionadas ao público alvo (item 1), com custos estimados para cada uma, incluindo estimativas de custos com veículos, agências e produção de material publicitário diverso. O trabalho se dividirá nas etapas detalhadas no Plano de Ação a seguir.

3.

Plano de Ação

3.1. Definição deações de acordo com cronograma Um cronograma das ações deverá ser estudado em conjunto com a Diretoria, levando-se em conta o orçamento total previsto e calendário. As ações deverão ter início o mais breve possível. Tradicionalmente, o planejamento de uma campanha de matrículas se inicia por volta do mês de agosto, para que as matrículas se iniciem em meados do mês de setembro (renovações sendo feitasantes das novas matrículas). No Gráfico 1, segue sugestão de trabalho, com as ações mais indicadas para cada período do trabalho.
3

Gráfico 1 - cronograma de ações sugerido para campanha de matrículas 2012
OUTUBRO TV JORNAL REVISTA MARKETING PROMOCIONAL AÇÕES PDV ASSESSORIA DE IMPRENSA MATERIAL GRÁFICO NOVEMBRO DEZEMBRO JANEIRO FEVEREIRO

3.2. Ações sugeridas Antes de iniciar essa análise,é importante tratar sobre a importância de contratação de agência de publicidade para a criação da campanha publicitária que norteará todos as peças que serão usadas para as matrículas 2012. 3.2.1. TV A TV é, reconhecidamente, o veículo com maior penetração de mercado neste segmento, garantindo o melhor cpm (custo por mil) entre os veículos para anunciantes. Por isso, investimentos em...
tracking img