Projeto para escola profissionalizante

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (837 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Franquias

Veja os quatro passos para transformar sua empresa em uma franquia
Cada vez mais, o sistema de franchising ganha força no mercado e atrai empresas de todos os tipos.

 

Depois dedez anos de experiência no segmento de material elétrico, o empresário Daniel Ramos decidiu expandir o negócio. E ele não teve dúvidas: escolheu o sistema de franquias . 

“Por causa da velocidade docrescimento que a gente consegue fazer na rede. Porque você não precisa dispor de um grande capital próprio para fazer uma rede de lojas próprias. E por causa da gestão. Um negócio com terceiros àfrente é muito mais fácil de crescer”, avalia o franqueador. 

O empresário contratou o consultor Paulo Ancona para criar a franquia. O investimento foi de R$ 70 mil, gastos em análises de mercado,formatação e divulgação do negócio. Segundo o consultor, o empresário acertou ao escolher o sistema de franchising: no primeiro ano de vida, 3% das franquias no Brasil fecham as portas, contra 30% nosnegócios próprios. 

“É muito mais difícil partir do zero para criar um negócio. Seja zero do conhecimento da marca, da confiança do consumidor, do know how que vai ter que ser desenvolvido nesseprimeiro ano. Quando você adquire uma franquia, já recebe know how, treinamento, supervisão de um negócio que já existe, que já foi testado e que é mais garantido”, ressalta o consultor Paulo Ancona. Confira as dicas para montar uma franquia. 

1º Passo: O primeiro passo para criar uma franquia é fazer um plano de negócios. Ele inclui um ponto vital para o sucesso: o estudo financeiro. 

“Elemostra a viabilidade do negócio para o franqueador e para o franqueado. Ele aponta as taxas que o franqueador vai receber dos franqueados – seja a taxa inicial, sejam royalties. Ele vê quanto que ofranqueado vai ganhar ao longo dos anos e o tempo de retorno do investimento do franqueado”, explica Paulo Ancona. 

2º Passo: O segundo passo são os manuais de operação da franquia. Eles devem...
tracking img