Tipos de diodos e transistores

TIPOS DE DIODOS E TRANSISTORES

Relatório de Trabalho apresentado à disciplina Dispositivos Semicondutores e Teoria de Circuitos como um dos pré-requisitos de avaliação.

Nova Cruz/RN
AGOSTO DE 2010

INTRODUÇÃO

Este relatório foi desenvolvido por alunos do curso de Bacharelado em Ciência da Computação do Núcleo Avançado de Ensino Superior de Nova Cruz, Universidade Estadual do RioGrande do Norte, segundo período, monitorado pela professora que ministra a disciplina de “Dispositivos Semicondutores e Teoria dos Circuitos”, Missilene da Silva Farias. Tem por finalidade abordar o tema “Tipos de Diodos e Transistores”. As pesquisas foram elaboradas através de artigos científicos e livros relacionados ao assunto. Nossa intenção foi melhorar o entendimento ao suposto assunto nointuito de clarearmos nossas idéias relacionadas aos circuitos e as suas simbologias.

DESENVOLVIMENTO

DIODOS
O diodo é o mais simples dispositivo eletrônico semicondutor existente e de ampla aplicação na área de eletrônica. A palavra diodo está relacionada aos "dois eletrodos" presentes no dispositivo. Sua construção consiste basicamente na formação de uma junção metalúrgica P-N. Quando emoperação a região de depleção aumenta ou diminui de acordo com a polarização do dispositivo, ou seja ocorre a variação da altura da barreira de potencial, obtendo-se um funcionamento semelhante ao de uma chave, e sendo por isso bastante utilizado em circuitos eletrônicos. Existem no mercado vários tipos de diodos como: Zener, LED, fotodiodo, varistor, Schottky, diodos de corrente constante, diodos derecuperação em degrau (step-recovery diodes), diodos de retaguarda (back diodes), diodo de tunelamento, etc. As curvas características de cada tipo de diodo irão determinar sua aplicabilidade.

TIPOS DE DIODOS
Diodo Zener(Figura 1) É um diodo utilizado como regulador de tensão, ele é feito para funcionar na região de ruptura. Analisando o gráfico IxV pode-se verificar a existência de um"joelho", onde encontramos uma região em que a tensão no diodo praticamente não se altera com um grande aumento de corrente, servindo como um regulador de tensão. Este diodo pode ser produzido com tensões de ruptura da ordem de unidades a dezenas de volts.

Através de um gráfico Corrente x Tensão podemos verificar a existência de uma tensão quase constante para correntes reversas mais altas, é nestafaixa que o diodo Zener trabalha.

Diodo Emissor de Luz (LED - Light Emitter Diode) Numa corrente direta, quando os elétrons recombinam-se com as lacunas (após passarem pela região de depleção), dissipam energia (ou seja, a diferença de energia inicial e final) de alguma forma. Diodos Zener por exemplo, dissipam esta energin na forma de calor, LEDs no entanto irradiam luz. Através da utilizaçãode elementos como gálio, arsênio e o fósforo por exemplo, podem ser produzidos LEDs que irradiam no vermelho, laranja, amarelo, verde,azul ou infravermelho.

Fotodiodo (Figura 3) Este é o nome dado a diodos que são produzidos especialmente para serem mais sensíveis à incidência de luz, aumentando a sua corrente reversa. Com o aumento da intensidade de luz o número de portadores minoritáriosaumenta, aumentando também a corrente reversa. Diodo Schottky (Figura 4) Este tipo de diodo serve para diminuir a quantidade de carga "armadilhada" no diodo. Um diodo comum ao passar da região direta de condução para a reversa, produz durante um curto tempo uma corrente reversa alta, resultante de cargas armadilhadas (portadores do outro material que por algum motivo não se recombinaram ou passarampara o outro lado da junção), sendo um efeito importante no uso de diodos através de frequências altas; com a fabricação de um diodo utilizandose ao invés do material P um metal (como ouro, prata ou platina), não haverão lacunas que possam armadilhar elétrons vindos do outro material durante a corrente direta, de forma que na passagem para corrente reversa não haverá este aumento de corrente...
tracking img