Projeto multidisciplinar ii

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1596 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA




PROJETO MULTIDICIPLINAR II

A IMPORTÂNCIA O LÚDICO










CINTIA LOURENÇO 2307352607
EDICLEIA BUENO BATISTA 2317374697
GISELE DE FÁTIMA PEREIRA MATULOVIC 2330444243
SUHELEN BRUNO 2330422657






Atividade PraticaSupervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina Multidisciplinar II sob orientação a Tutora a Distancia: Adalgisa Bergamin Diples.



Piracicaba
2012
INTRODUÇÃO

As atividades lúdicas consistem em exercícios físicos sadios e intensos. Considerando-se que tais atividades propiciam diminuição de dificuldades emocionais, fortalecendo entre outras coisas eautoestima e segurança. Na educação infantil as atividades lúdicas são mais aplicadas no aprendizado das crianças de 0 a 10 anos de idade, onde eles se interagem umas com as outras, desempenham papéis sociais, desenvolvem a imaginação, criatividade e capacidade motora de raciocínio. Alguns educadores julgam necessário que as brincadeiras sejam direcionadas e possuam um objetivo claro, sob o argumento deque é importante no desenvolvimento afetivo, motor, mental, intelectual, social, enfim no desenvolvimento integral da criança. A brincadeira é mais que passa tempo, ela ajuda no desenvolvimento promovendo processos de socialização e descoberta do mundo.


A IMPORTÂNCIA DOS PROJETOS LÚDICOS

Com as modificações na educação infantil e no perfil das crianças atuais, faz se necessário a inovaçãodos conteúdos aplicados, já que os mesmos tende a ser tornar entediantes, aos educados. Os projetos lúdicos são uma ótima opção para ser trabalhados, já que são metodologias ágeis, desafiadora, que despertam o interesse e alvoroça o raciocínio e o intelecto, como também trabalha o físico e as emoções. Utilizando a ludicidade como facilitador do processo de ensino-aprendizagem de crianças, osobjetivos são em sua maioria atingidos com eficácia. A infância é o período de formação de personalidade da criança, é onde se criam os conceitos os ensinamentos morais e éticos, é a idade de mediação na formação humana. É nesse período que através de exemplos, de relacionamento com outras pessoas, que se lapida a criança. Sendo assim, até aproximadamente os sete anos de idade, a maioria das crianças nãodesenvolveu a capacidade de assimilar o abstrato, necessitando do concreto para adquirir conhecimentos, ou seja, ser, agir, viver, fazer, conhecer e reconhecer. Através da utilização dos recursos lúdicos podemos atingir o sucesso, e aprender com prazer, sem ser maçante o aprendizado. Esta é a importância da presença da ludicidade em sala de aula, utilizar técnicas, incentivadoras e motivadoras.Sendo assim a ludicidade pode trazer alternativas relevantes para melhora da qualidade da educação, respeitando o limite do desenvolvimento natural da criança. Destacando o lúdico como facilitador do processo de assimilação da aprendizagem e do desenvolvimento cognitivo, afetivo e social da criança.

FROEBEL

Froebel fundou sua primeira escola em 1826, publicou seu livro mais importante que foia Educação do homem. Em seguida foi morar na Suíça onde treinou professores e dirigiu um orfanato. Todas essas experiências serviram de inspiração para que ele fundasse o primeiro Jardim de infância, na cidade Alemã de Blankinburg. Paralelamente adi ministrou uma gráfica, que editou e produziu instruções de brincadeiras infantis, e canções para que fossem aplicadas em escolas e em casa. Froebelconsiderava o inicio da infância como uma fase de importância decisiva na formação dos cidadãos. Concepção hoje consagrada pela psicologia, ciência a qual Ele foi pioneiro. E vivenciou uma época de mudança nas concepções infantis. Nos conceitos ou pré-conceitos que se tinha em relação a criança.

Duas tendências históricas são essenciais para a compreensão das obras de Froebel. A primeira...
tracking img