Projeto modelagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1206 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
EDM 321

NÚMERO - Do ponto de vista histórico-antropológico (resumo/rascunho)
Maria do Carmo S. Domite/2006
FE/USP

De modo geral, o homem e a mulher se destacam dos outros seres vivos pela condição de fazer história. Em outras palavras, o homem e a mulher se diferenciam pelo fato de desenvolver procedimentos, mais ou menos sistemáticos, para armazenar informações úteis e passá-las paraas gerações futuras. E, em geral, dentro desse processo, a maior parte dessas informações/construções estão relacionadas a forma e quantidade.
Naturalmente, a gênese do conceito de número, do ponto de vista da História, tem sua origem relacionada à busca de respostas à pergunta "quanto?", um questionamento muito antigo tanto no individual como no coletivo/social, possivelmente datado napré-história. Com efeito, a gênese dessa idéia básica da matemática - o número - uma construção de um certo modo anônima, resultou de uma série de relações que nasceram de necessidades de ordem prática e de esforços para criar uma linguagem que pudesse expressá-las. Nesta perspectiva, as fontes que temos para reconhecer o processo histórico-construtivista da idéia de número têm sido a arqueologia e aobservação dos grupos indígenas ao redor do mundo.

Vamos, então, refletir sobre os sub-processos dessa gênese...

Antes de discutirmos o princípio básico que organizou/possibilitou a formação do conceito de número, pensem junto comigo sobre a situaçõ abaixo:

- Se vocês estão assistindo um balé, de muitos, muitos, muitos homens e mulheres dançando, quase todo tempo dançando bem rapidinho,em que momento vocês podem decidir se há mais homens ou mulheres?

Já encontraram um bom procedimento para a solução?

Então, foi do recurso que você, provavelmente, utilizou para resolver o problema do baile - a correspondência um a um - que tudo começou. Antes dos homens/mulheres recorrerem a contagem, especialmente antes de usar uma linguagem oral ou escrita para numerar, eles/elascompararam duas coleções, correspondendo-as ponto a ponto. É de consenso, entre os estudiosos/historiadores da origem desse conceito: o número cardinal surge como o elemento comum entre dois conjuntos em correspondência um a um. Essa afirmação tem origem, principalmente, nas evidências das investigações arqueológicas - os pesquisadores têm encontrado, por exemplo, bolas de barro endurecido cheias depedrinhas, pedaços de ossos com marcas, entre outros, os quais possivelmente serviram como conjuntos de apoio para a contagem de coisas como ovelhas, ciclos lunares, homens que saiam e voltavam do grupo, entre outros.
Daí, surgem as perguntas: como foi que essa relação funcional começou? Qual foi um dos primeiros conjuntos colocado em correspondência com os elementos daquele que desejavamquantificar? Quase certamente foi: o conjunto dos dedos das mãos, o conjunto dos dedos das mãos e dos pés, o conjunto de partes do corpo, em geral. Na maioria das civilizações primitivas estudadas, a sequência ordenada de partes do corpo humano, dentro de uma ordem fixa e natural, foi a sequência que serviu de apoio para a contagem,. Por exemplo, os Bugilai da Nova Guiné Britânica usavam, para contar atédez, uma sequência de partes do corpo, tocando uma por uma, com o indicador da mão direita. Assim:

dedinho da mão esquerda, dedo do anel da mão esquerda, polegar da mão esquerda, indicador da mão esquerda, dedão da mão esquerda, punho esquerdo, cotovelo esquerdo, ombro esquerdo, peito esquerdo e peito direito.

Até então, no que se refere as etapas de desenvolvimento do conceito de número,nenhuma linguagem foi necessária. Esse processo inicial de contagem, a ação de corresponder os elementos de uma coleção - simplesmente fazendo uma correspondência ponto a ponto com outros objetos - , é o que comumente se chama de enumeração. Até aqui, com a enumeração, nem palavras, nem símbolos... somente uma preocupação com a ordem.

Ainda sobre processos iniciais da origem do número......
tracking img