Projeto melhor idade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1647 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Justificativa

Em função do avanço da idade e da garantia da mínima condição de sobrevivência e autonomia de viver sua própria vida, o idoso se faz merecedor de uma proteção especial, mais ampla, mais condizente com suas necessidades. Todas as oportunidades e facilidades para preservação de sua saúde física, mental e seu aperfeiçoamento moral, intelectual, espiritual esocial, em condições de liberdade e dignidade, foram assegurados em Lei com absoluta prioridade, a efetivação do direito a vida, a saúde, a alimentação, a educação, a cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, a cidadania, a convivência familiar que se faz necessário ressaltar que outrora não permite que os idosos privam sua própria vida e usufrui de seus benefícios ou aposentadoria. Portanto,considerando o Estatuto do Idoso, Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003, que destina a regular os direitos às pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, este projeto foi elaborado a fim de assegurar-lhes integração e participação efetiva na sociedade da cidade de Novo Cruzeiro – M.G. localizada no vale do Jequitinhonha.
O interesse em desenvolver um projeto pela qualidade de vida dos idosos domunicípio de Novo cruzeiro partiu da observação, do comodismo que há em relação à 3º idade. Sendo, em sua maioria, aposentados que trabalharam 30 ou 35 anos de sua vida para receber um salário mínimo por mês, muitas vezes, insuficiente para suprir suas necessidade básicas. Uma grande maioria, têm seus salários como arrimo família, pois cuidam de netos e filhos adultos que não trabalham, entãodeixam de ter vida própria para sustentar sua família.
O IBGE ( Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) considera um importante indicador relacionado à estrutura etária de um povo o Índice de Idosos, que é determinado pelo contingente de idosos e de crianças. Quanto mais elevada é a proporção de idosos em relação à proporção de crianças (menores de 15 anos), maior será a magnitude dofenômeno. Em 2000, o Brasil possuía 20 idosos para 100 crianças (19,77%), representando uma tendência de crescimento constante.
Graças à redução da taxa de fecundidade e à queda do nível de mortalidade, passa o Brasil por processo a que se dá o nome de “envelhecimento populacional”. Entre 1940 e 2000, a esperança de vida, passou de 42,7 anos para 64,7 anos, no caso dos homens, e de 47,1 anos para 72,5anos, no caso das mulheres.
Hoje têm-se cerca de 20 idosos para cada 100 crianças no Brasil. São homens e mulheres que, de acordo com a Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003, têm direito á saúde, á habitação, ao transporte coletivo, á previdência, á cidadania e á dignidade humana. O Estatuto do idoso prevê ainda, penas de detenção para os infratores do mesmo. Porém, os maus tratos e o abandono depessoas com mais de 60 anos acontece freqüentemente, e nada é feito pelas autoridades ou mesmo pela sociedade civil para que os direitos previstos no Estatuto sejam cumpridos.
No município de Novo Cruzeiro é vigente a situação de descaso com o idoso. Não existem políticas de proteção, apoio ou mesmo segurança. Os mesmos vivem abandonados, muitos entram em estado de depressão por não terem o quefazer ou mesmo com quem conversar, visto que a família não oferece atenção suficiente a eles, com o pensamento de que não necessitam de cuidados. Os idosos são pessoas experientes, vividas, que possuem sentimentos e que ainda buscam a felicidade.
Desse modo confirmamos a necessidade de implantação de ações que visem a valorização da vida, a harmonia familiar, o desenvolvimento pessoal, social,intelectual, cultural e econômico com integração dos valores que propiciem o respeito à vida, a cidadania, bem como a autonomia, pois, os idosos não vivem sua própria vida em detrimento aos filhos, netos e até bisnetos que lotam suas residências, vivendo basicamente de sua aposentadoria ou benefício. O projeto aqui proposto, visa em um primeiro momento atingir uma população que tem seus direitos...
tracking img