Projeto melhor idade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2436 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Tema: Melhor idade
Título: Melhor idade o prazer de viver




Sumário


1 - Apresentação
2 - Justificativa
3 - Objetivos
3.1 - Objetivos gerais
3.2 - Objetivos específicos
4 - Problematização
5 - Metodologia
6 - Fundamentação teórica
7 – Referências
8 - Cronograma
9 - Anexos























Apresentação


Este projeto aborda aimportância das atividades físicas, recreativas e de lazer para a qualidade de vida na terceira idade, aponta as transformações que ocorrem com o processo de envelhecimento e algumas possibilidades de se buscar o equilíbrio entre as potencialidades e as limitações do idoso, por meio de uma vida mais ativa. Portanto, é de fundamental importância a criação de clubes recreativos, área livres para atividadesdiversas; Excursões gratuitas para visitar outras cidades proporcionando-lhes uma sensação agradável de bem estar físico, mental e social.































Justificativa




A população de idosos vem crescendo e a concepção equivocada de que a velhice é um período de decadência física e mental; O idoso completamente dependente eimprodutivo causa transtornos para a família quanto para os que o cercam; tem prejudicado o seu convívio social, limitando ainda mais suas possibilidades de ação na busca de uma vida digna.
Sabemos que com o processo de envelhecimento, ocorrem mudanças fisiológicas (weineck, 1991), psicológicas e sócias que influenciam o comportamento do idoso. Há um declínio gradual das aptidões físicas,surgem alguns distúrbios orgânicos. O corpo sofre modificações, tais como: aparecimento de rugas, embranquecimento dos cabelos, diminuição das capacidades auditiva, visual, lentidão no andar, levantar, sentar.
Esse processo é biologicamente normal e evolui, progressivamente, não se dá, necessariamente, em paralelo ao avanço da idade cronológica. Com isso, o idoso, tende a modificar os seushábitos de vida e rotinas diárias passando a ocupar-se de atividades pouco ativas e assim, reduzir seu desempenho físico, suas habilidades motoras, sua capacidade de concentração, de reação e de coordenação. Esses efeitos da diminuição do desempenho físico acabam dificultando a realização das atividades diárias e a manutenção de um estilo de vida saudável, gera apatia, auto desvalorização,insegurança, e conseqüentemente, leva o idoso ao isolamento.
Várias pesquisas têm demonstrado que a participação em atividades físicas regulares e recreativas e de lazer é fundamental para um bom desempenho físico do idoso (Leite, 1990; Yasbeck e batista, 1994) Estas geram autoconfiança, satisfação e bem estar, incluindo-o a partir de mudanças no seu estilo de vida. Para isso, deves-se levarem conta que o equilíbrio entre as limitações potencialidades do idoso contribuem para que o mesmo lide com as inevitáveis perdas decorrentes do processo de envelhecimento.
Sabe-se que processo de envelhecimento é acompanhado por uma series alterações fisiológicas ocorridas no organismo, bem como o surgimento de doenças crônico-degenerativas advindos de hábitos de vida inadequados(tabagismo, ingestão alimentar incorreta, ausência de atividade física regular.


Em virtude de todos esses aspectos já apresentado, acredita-se que a participação do idoso em programas de exercícios físicos poderá influenciar no processo de envelhecimento, com impacto sobre a qualidade e expectativa de vida, melhoria das funções orgânicas, garantia de maior independência pessoal e umefeito benéfico no controle, tratamento e prevenção de doenças como diabetes, cardiopatias, arteriosclerose, varizes, enfermidades respiratórias e outras.





Objetivo Geral

Propiciar situações em que o idoso aprenda a lidar com as transformações que ocorrem no seu corpo, tirando proveito da sua condição, conquistando sua autonomia, sentindo-se sujeito de sua própria história....
tracking img