A natureza do problema economico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 43 (10689 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Capítulo 1 – A NATUREZA DO PROBLEMA ECONÔMICO





OBJETIVO


Entender os “mistérios” da economia é compreender de que maneira as necessidades de bens materiais e serviços que todos os seres humanos apresentam serão satisfeitas. Os agentes econômicos se valem de recursos escassos para atender estas necessidades. Este tema é voltado para a compreensão da natureza do problema econômico, ouseja, qual é a essência da atividade econômica e de que maneira ela se manifesta no conjunto da sociedade.





INTRODUÇÃO


A economia, enquanto ciência que trata das relações do ser humano com um mundo dotado de recursos escassos, apresenta-se de forma extremamente simples: cada um de nós participa do sistema econômico do país – e também do resto do mundo – consumindo produtos eserviços básicos, tais como alimentos e bebidas, roupas, pagando aluguel ou prestação de um imóvel. Também participamos do sistema econômico quando poupamos parte de nossos rendimentos para consumo futuro ou como precaução frente a um futuro incerto. Ou mesmo como forma de aplicação em outras atividades reais ― uma sociedade em um empreendimento imobiliário, por exemplo, que apresenta grandespossibilidades de valorização ao longo de determinado tempo ― ou em ativos financeiros ― uma aplicação em ações de empresas com projeção de crescimento, dentre tantas outras possibilidades ―, com o objetivo específico de ganhar mais dinheiro com o dinheiro poupado.


Na arte da sobrevivência no mundo dos negócios vencem aqueles que aprenderam a economizar certos fatores utilizados na produção, melhorandosua competitividade e usufruindo dos benefícios do aumento da produtividade. É assim que se obtém maior produção com o uso de quantidades menores de fatores, como o tempo de trabalho, a quantidade de matéria-prima, o consumo de materiais auxiliares no processo produtivo, dentre outros.





Para explicar estes fenômenos, nós, economistas devotamos especial predileção por métodosquantitativos em que predominam equações diferenciais e modelos algébricos, explorando os aspectos considerados exatos neste particular campo do conhecimento, ou seja, aqueles que podem ser quantificados e explicados pelos números envolvidos em certas séries históricas e, por isto, figurar em um modelo matemático. Efetivamente, grande parte da atividade humana consiste, sim, de atividades mensuráveis: ajornada diária de trabalho, o tempo de execução de determinada tarefa, a quantificação e a representação monetária do bem ou serviço, quer seja insumo ou produto final.


Mas, de forma geral, os problemas econômicos não podem ser reduzidos a fórmulas matemáticas. Envolvem questões relacionadas à sociedade, às instituições, à história, à cultura no seu sentido mais amplo. Dizem respeito à própriaideologia dos agentes econômicos e, portanto, referem-se ao povo, conceito que compreende o conjunto das classes e grupos sociais ― os patrões, os empregados, os profissionais liberais, os assalariados ― empenhados na solução objetiva das tarefas de crescimento da atividade econômica e desenvolvimento sustentável da condição de vida dos habitantes da nação. Uma tarefa que compete a todos, semdistinção de raça, credo, cor, religião, etnia e, principalmente, partido político.


É aí que se integra o progresso tecnológico (que inclui a educação) e é também denominado “fator humano”. O interesse pelo fator humano tem contribuído para o surgimento e avanço de novas áreas de estudo, como a “Economia da Educação”, a “Economia do Trabalho”, a “Economia da Saúde”, a “Economia dos Recursos Humanos”etc.


De forma geral, pode-se afirmar que a Economia é a ciência que trata da administração eficiente de recursos escassos com vistas à satisfação dos ilimitados desejos e necessidades humanas. Este conceito compreende três partes: os recursos escassos, desejos e necessidades humanas ilimitadas e congregando-os, a administração eficiente.





SÍNTESE DO CAPÍTULO


Ao final deste...
tracking img