Campo magnetico terrestre

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (779 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
COLÉGIO ESTADUAL Santa Rosa do Ocoi – ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
ALUNA: Andréia
SÉRIE: 3º “A”
ASSUNTO: Magnetismo Terrestre


[pic]

[pic]

[pic]

São Miguel do Iguaçu – 16 de julho de2012



[pic]

Esse trabalho explicará uma pequena parte sobre o campo magnético terrestre que também pode ser definido como campo magnético da Terra ou ainda por magnetismo terrestre.Nesse trabalho falaremos sobre sua definição e características: podendo ser assemelhado a um enorme imã, formado por correntes elétricas do núcleo externo líquido; E também sobre suas propriedades: ospólos magnéticos.
[pic]

Dá-se o nome de campo magnético ao espaço no qual se exercem forças magnéticas.
O campo magnético terrestre assemelha-se a um dipolo magnético com seus pólos próximos aospólos geográficos da Terra. Uma linha imaginária traçada entre os pólos sul e norte magnéticos apresenta uma inclinação de aproximadamente 11,3º relativa ao eixo de rotação da Terra. A teoria do dínamo é amais aceite para explicar a origem do campo. Um campo magnético, genericamente, se estende infinitamente. Um campo magnético vai se tornando mais fraco com o aumento da distância da sua fonte. Como oefeito do campo magnético terrestre se estende por várias dezenas de milhares de quilómetros no espaço ele é chamado de magnetosfera.
[pic]
O Norte e o Sul magnéticos não são os mesmos que o Nortee o Sul geográficos. Isso é chamado de “Declinação Magnética”. A quantidade de diferença depende de sua localização na Terra, e muda gradualmente com o passar do tempo. Quando usamos uma bússola paraler um mapa, precisamos conhecer e levar em conta a declinação magnética.
Além de se mover geograficamente, a força do campo magnético também muda com o passar do tempo. Os geólogos podem obterinformações sobre o campo magnético de tempos antigos a partir de rochas, principalmente aquelas sob nossos oceanos. Descobriu-se que o campo magnético, às vezes, sofre uma grande diminuição em sua...
tracking img