Projeto Integrado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1784 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de setembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Capitulo: REVISÃO LITERARIA

HISTÓRIA
A função produção, entendida como o conjunto de atividades que levam à transformação de um bem em outro com maior utilidade, acompanha o homem desde sua origem. Quando polia a pedra a fim de transformá-la em utensílio mais eficaz, o homem pré-histórico executava uma atividade de produção.
Nos milhares de anos que se seguiram, o homem evoluiu e as suasatividades e necessidades tornaram-se cada vez mais vastas e complexas, auxiliadas pelo desenvolvimento de ferramentas e métodos de produzir cada vez mais sofisticados.
O termo produtividade foi utilizado pela primeira vez, de maneira formal, em um artigo do economista francês Quesnay em 1766. Passado mais de um século, em 1883 outro economista francês, Littre, usou o termo com o sentidode capacidade para produzir.
Entretanto, somente no começo deste século o termo assumiu o significado da relação entre o produzido e os recursos empregados para produzi-lo.
No inicio do século XX, Henry Ford cria a Linha de produção, revolucionando os métodos e processos produtivos até então existentes. Surge então o conceito de produção em massa, caracterizada por grandes volumes de produtos. Estametodologia de fabricação trouxe consigo princípios inovadores relacionados com a melhoria da produtividade por meio de novos conceitos e técnicas de gestão das atividades.
Em 1950 a Comunidade Econômica Europeia apresentou uma definição formal de produtividade como sendo o quociente obtido pela divisão do produzido por um dos fatores de produção. Associa-se a produtividade à eficiência e ao tempo:quanto menor for o tempo levado para obter o resultado pretendido, mais produtivo será o sistema.
Através da produtividade, é possível avaliar a capacidade de um sistema para elaborar os produtos e o grau em que são aproveitados os recursos. A melhor produtividade constitui maior rentabilidade para uma empresa. É nesse sentido que a gestão da qualidade contribui para que uma empresa consigaincrementar a sua produtividade.
A produtividade global é uma noção utilizada pelas grandes empresas para melhorar a produtividade através do estudo dos seus fatores determinantes e dos elementos/membros que intervêm nas mesmas. Neste sentido, as novas tecnologias, a organização do trabalho e do pessoal, o estudo dos ciclos e a distribuição fazem parte da análise.

PRODUTIVIDADE
De acordo comThiry-Cherques (1991), o conceito de produtividade sofreu uma evolução através dos tempos. Inicialmente “o conceito de produtividade limitava-se a razão entre o produto e a hora trabalhada”. Hoje, este conceito compreende a produtividade global dos fatores, ou seja, “a mensuração efetiva da produtividade global requer um índice que identifique a contribuição de cada fator de produção e dê conta datecnologia que sobre ele se aplique e do tempo de sua utilização”.

Porter (1999) define produtividade da seguinte forma:

“Produtividade é o valor da produção de uma unidade de trabalho ou de capital. Depende tanto da qualidade e das características dos produtos (que determinam o seu preço) como da eficiência com que são produzidos. A produtividade é o principal determinante do padrão de vida delongo prazo do país; é a causa primordial da renda per capita nacional.”

O termo produtividade está associado, portanto, a melhoria de performance e ao crescimento econômico. Empresas e países interessam-se pelo estudo da produtividade visando à superação de seus índices passados e os índices de seus concorrentes. A competição no mundo globalizado impõe alguns requisitos conforme afirma Drucker(2002): “o lucro não é um objetivo, mas um requisito”. Ele ensina que para se determinar o lucro deve-se indagar: Quanto de lucro é necessário para cobrir os custos de capital, os riscos do negócio e a exigência de sobrevivência de todas as áreas de objetivos?” Baseado nisso, ele elenca oito áreas-chave, cujos objetivos bem estabelecidos possibilitam a melhora do desempenho empresarial, são elas:...
tracking img