Projeto integrado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (987 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FUNDAÇÃO
EDUCACIONAL DE BARRETOS – UNIFEB
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO / MECÂNICA / QUÍMICA
INTRODUÇÃO À ENGENHARIA

RELÁTORIO DO PROJETO INTEGRADO:
ENEGIA HEÓLICA

ISABELLASANCHES
LARISSA GUIMARAES NEME
KAYNARA BELONSSI
MAIARA GIOVANINI
MARIANA PEREIRA
MIRELLA MONTEIRO DE MORAES

BARRETOS
2013

ISABELLA SANCHES
LARISSA GUIMARAES NEME
KAYNARA BELONSSI
MAIARA GIOVANINI
MARIANAPEREIRA
MIRELLA MONTEIRO DE MORAES

RELATÓRIO DO PROJETO INTEGRADO

Projeto integrado de uma maquete realizada em grupo sob a orientação do professor Rodrigo Dantas, como requisito parcial para a notada disciplina de Introdução à Engenharia.

BARRETOS
2013

SUMÁRIO

Conteúdo
Nenhuma entrada de sumário foi encontrada.

Tema: Energia Eólica
1.Introdução:
Denomina-se energia eólica a energiacinética contida nas massas de ar em movimento (vento). Seu aproveitamento ocorre por meio da conversão da energia cinética de translação em energia cinética de rotação, com o emprego de turbinas eólicas,também denominadas aero geradores, para a geração de eletricidade, ou cata-ventos (e moinhos), para trabalhos mecânicos como bombeamento d’água.
Assim como a energia hidráulica, a energia eólica éutilizada há milhares de anos com as mesmas finalidades, a saber: bombeamento de água, moagem de grãos e outras aplicações que envolvem energia mecânica. Para a geração de eletricidade, as primeirastentativas surgiram no final do século XIX, mas somente um século depois, com a crise internacional do petróleo (década de 1970), é que houve interesse e investimentos suficientes para viabilizar odesenvolvimento e aplicação de equipamentos em escala comercial.
A primeira turbina eólica comercial ligada à rede elétrica pública foi instalada em 1976, na Dinamarca. Atualmente, existem mais de 30 milturbinas eólicas em operação no mundo. Em 1991, a Associação Européia de Energia Eólica estabeleceu como metas a instalação de 4.000 MW de energia eólica na Europa até o ano 2000 e 11.500 MW até o...
tracking img