Projeto familia e escola, essa parceria pede bis!

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2039 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Estado da Paraíba
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Secretária de Educação e Cultura
ESCOLA MUNICIPAL EDÉZIO REZENDE PEREIRA

PROJETO: “FAMILIA E ESCOLA, ESSA PARCERIA PEDE BIS!”CABEDELO – PB
2012

PROJETO:
“FAMILIA E ESCOLA, ESSA PARCERIA PEDE BIS!”


TRABALHO REALIZADO COM AS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA ESCOLA MUNICIPAL EDÉZIO REZENDE PEREIRA, SOB A ORIENTAÇÃO DAS PROFESSORAS ANA KARLA, MAYARA, ROBERTA E IRACI COM A COLABORAÇÃODA SUPERVISORA JÚLIA





CABEDELO - PB
2012


JUSTIFICATIVA
A família é o núcleo social de maior importância é o principal pila da humanidade. Levando emconsideração que o envolvimento e a participação da família no ambiente escolar nos dias atuais é considerado componente importante para o desempenho ideal das instituições de ensino, e para a segurança da criança em sua vida escolar sabendo que este ambiente escolar tem sem dúvida, uma função importantíssima, a educadora. Observando então esta dificuldade de relação entre família e escola hoje emnossa realidade se fez necessário a realização deste projeto entre outros incentivos diversos com a finalidade de procura resgatar esta parceria família e escola e acompanhar o desenvolvimento da criança em todo o seu processo de aprendizagem, tanto no lar quanto na sua atividade na escola.


OBJETIVO GERAL
Desenvolver um trabalho coletivono ambiente escolar incluindo a família no processo ensino-aprendizagem, como parceiros e colaboradores, estimulando o crescimento do aluno, resgatando o fortalecimento da auto-estima e relação escola e família.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS

* Valorizar dentro do ambiente escolar e familiar a importância do diálogo;
* Promover a integração entre famíliae escola, estimulando o rendimento e o comportamento escolar;
* Ressaltar a importância da afetividade na escola e na família;
* Conscientizar a família da importância de ser presente na vida escolar e processo educativo das crianças;
* Adotar atitudes de solidariedade, companheirismo, respeito e cooperação;
* Aprender a resolver conflitos por meio do diálogo, ouvir e respeitaros outros;
* Trabalhar o lógico - matemático, lingüístico e produção de textos coletivos;

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

“Toda educação humana deve preparar cada um a viver para os outros.”(Auguste Comte)
A família é importantíssima para a preservação da espécie humana, para o equilíbrio emocional, físico, social e espiritual das pessoas. A família é chamada “acélula mater da sociedade”.
Escola e família esquecem que essa vida é uma passagem e que nosso papel só se enriquece se temos como objetivo compartilhar, dividir e contribuir para que outros vivam melhor, principalmente aqueles com quem vivemos e amamos.
Sempre devemos acreditar que o mais forte e amadurecido abrirá a porta da liberdade e da conscientização. A Escola pode dar o primeiro passo,pela própria base de formação da qual é portadora. Sabemos que os pais exercem extrema influência, mais do que eles próprios imaginam. Educar demanda uma grande responsabilidade. “A educação começa no berço”. Na verdade, a educação começa ainda no útero materno. “A educação do homem começa no momento do seu nascimento; antes de falar, antes de entender, já se instrui.” (Jean Jacques Rousseau)....
tracking img